Com a vitória por nocaute sobre Joanna Jedrzejczyk no último sábado (11), pelo UFC 275, Zhang Weili praticamente sacramentou a posição de próxima desafiante ao cinturão peso-palha (52 kg) da organização. A chinesa, inclusive, já se adiantou e sugeriu uma possível data para a disputa contra Carla Esparza, atual campeã da categoria. A americana, entretanto, não parece inclinada a aceitar a proposta da rival.
Ciente da sugestão da provável adversária de se enfrentarem no UFC em outubro, em Abu Dhabi (EAU), a campeã Carla Esparza descartou deixar nas mãos da chinesa a decisão de escolher a data para o confronto entre elas. De acordo com a americana, este benefício tem que ficar a cargo da detentora do cinturão, no caso ela.
“Eu, definitivamente, não sinto que estou em uma posição onde eu deveria apressar as coisas apenas porque Weili quer uma certa data. Eu não estou tentando entrar no cronograma dela. Eu sou a campeã e sinto que ela deve entrar na minha linha do tempo”, afirmou Esparza, em entrevista ao ‘New York Post’.
Primeira campeã da história da divisão peso-palha no UFC, Carla Esparza voltou a conquistar o cinturão da categoria sete anos após perdê-lo, ao derrotar Rose Namajunas no último dia 7 de maio, em decisão dividida dos juízes. Por sua vez, Zhang Weili busca reconquistar o título até 52 kg do Ultimate após ter seu reinado encerrado por Namajunas, em 2021. A chinesa voltou ao caminho das vitórias no sábado, ao nocautear Joanna Jedrzejzcyk, e, de acordo com o presidente do UFC, Dana White, deve ser a próxima desafiante ao título.