Em meio a um cenário de provocações, o clima envolvendo Charles Oliveira e seu rival Islam Makhachev parece não ser dos mais hostis. Pelo menos, foi o que ficou no ar quando ‘Do Bronx’ e sua equipe ficaram próximos do time russo, nesta segunda-feira (17), nos corredores do hotel, em Abu Dhabi (EAU). Mas, se o primeiro encontro entre os protagonistas do UFC 280 foi, de certa forma, tranquilo, tudo deve mudar no sábado (22), na luta principal do show, válida pelo cinturão vago do peso-leve (70 kg).
No registro disponibilizado na internet (veja abaixo ou clique aqui), Charles e seus parceiros de equipe da ‘Chute Boxe Diego Lima’ estavam sentados, conversando, quando, de repente, Makhachev e sua turma apareceram. Ao cruzarem caminho com os rivais, o time russo liderado por Islam, que estava junto dos também lutadores Abubakar Nurmagomedov e Zubaira Tukhugov, se comunicou com o tradiconal ‘E aí?’.
O encontro entre Charles e Makhachev foi rápido, porém profissional, já que não houve princípio de confusão, ao contrário do que ocorreu nos bastidores do UFC 279, quando Khamzat Chimaev protagonizou cenas lamentáveis ao brigar com Kevin Holland e Nate Diaz. Ao final da gravação, um membro da equipe brasileira analisou o breve encontro com o time russo, dando sua impressão sobre o comportamento de Islam: “Tá nervoso”.
Neste sábado, Charles Oliveira tem a chance de reconquistar o cinturão do peso-leve do UFC. Para ser campeão da categoria novamente, o brasileiro precisa passar por Islam Makhachev, que vai atuar com o apoio da torcida local. O atleta conquistou o valioso objeto em 2021, quando nocauteou Michael Chandler, e o defendeu no mesmo ano, ao finalizar Dustin Poirier, mas, em maio, viu a companhia tomar seu título por falhar na balança na pesagem oficial para a luta contra Justin Gaethje. Como finalizou o rival no primeiro round, o paulista ganhou o direito de disputar o topo da divisão.