UFC

Entenda como o UFC Vegas 107 pode impactar nas chances de título de Natália Silva

Se comparado com os dois cards numerados previstos para o mês de junho, o evento do UFC deste sábado (31) pode não chamar tanto a atenção do grande público. Mas o show ‘low profile’, com apenas dez combates programados, pode impactar – mesmo que indiretamente – no futuro de uma das grandes estrelas em ascensão do MMA nacional: Natália Silva. Isso porque a luta principal da edição ‘Vegas 107’ pode, desde atrapalhar seus planos de se tornar campeã do Ultimate no curto prazo, até mesmo definir sua próxima adversária na organização.

Atual número 1 do ranking dos pesos-moscas (57 kg) e vindo de vitória convincente contra a ex-campeã da categoria, Alexa Grasso, Natália surge como a mais cotada como a ‘próxima da fila’ dentro de sua faixa de peso. A principal concorrente da brasileira, hoje, sequer compete em sua divisão: Zhang Weili. Campeã dominante no peso-palha (52 kg), a chinesa já externou seu desejo de protagonizar uma superluta contra a detentora do cinturão da categoria de cima, Valentina Shevchenko.

Mais uma peça no quebra-cabeça

O UFC Vegas 107 tende a acrescentar mais uma peça no quebra-cabeça que gira em torno do próximo ‘title shot’ na divisão dos moscas. Isso porque Maycee Barber e Erin Blanchfield figuram no top 5 da divisão e, em posição privilegiada no evento deste sábado, podem colocar seus nomes no bolo em caso de vitória convincente. Atenta a este cenário, ‘The Future’ não pretende desperdiçar a oportunidade.

“A categoria está realmente bem cheia, com muitas garotas diferentes. E muitas de nós estamos fazendo campanha pelo cinturão, Acho que isso só torna tudo ainda mais interessante. Será que vou ser eu? Será que vai ser a Natália (Silva)? Será a Zhang Weili? Há muitas garotas que estão indo atrás do cinturão dos moscas. Então meu trabalho é consolidar minha posição e fazer com que todos percebam que eu pertenço (ao topo)”, analisou Maycee, em entrevista exclusiva à Ag Fight.

Possíveis cenários e desdobramentos

Dentro da categoria dos moscas, Natália é a única atleta que surge de maneira incontestável no posto de próxima da fila. Mas caso Blanchfield ou Barber vença e convença no UFC Vegas 107, a brasileira pode ter uma adversária à altura de olho no ‘title shot’. E tal concorrência, mesmo que ínfima, pode ser a brecha perfeita para que o Ultimate promova a superluta entre as campeãs Valentina e Zhang.

Afinal de contas, sem uma ‘número 1’ clara na própria categoria, a empresa poderia priorizar um duelo mais midiático e, em paralelo, escalar Natália contra a vencedora de Maycee vs Erin valendo a vaga como a próxima desafiante ao cinturão até 57 kg. Vale ressaltar que Dana White, presidente da liga, já deu o sinal verde para que Shevchenko e Zhang duelem no octógono.

Caso a empresa opte por esse caminho, Natália não seria a única brasileira a ser impactada pela escolha. Afinal de contas, na divisão dos palhas, a número 1 do ranking e próxima desafiante natural ao título é Virna Jandiroba, que vem de cinco vitórias seguidas e desponta como um raro desafio inédito para a campeã Zhang Weili. Caso a chinesa enfrente Valentina na categoria de cima, ‘Carcará’ terá que aguardar ou competir por um cinturão vago ou interino enquanto aguarda o possível retorno de ‘Magnum’.

Por outro lado, caso a superluta não saia do papel por motivos como ‘timing’ e lesões, Virna deve praticamente garantir o ‘title shot’. Situação similar a de Natália Silva que, mesmo concorrendo com a vencedora de Barber vs Blanchfield, tenderia a ser a mais cotada para encarar a campeã Valentina já na próxima rodada. Sendo assim, direta ou indiretamente, a luta principal do UFC Vegas 107 pode travar ou destravar o promissor futuro de duas brasileiras candidatas a futuras campeãs da principal liga de MMA do mundo.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Sai Ortega, entra Nolan? Renato Moicano perde rival antes do UFC 326

Ao que tudo indica, Renato Moicano terá um novo adversário no UFC 326, dia 7…

29/01/2026

Maurício Ruffy exalta período de treinos com Volkanovski na Austrália: “Me sinto em casa”

Em outubro de 2025, Maurício Ruffy contemplou a possibilidade de buscar treinos fora da equipe…

29/01/2026

Stephanie Rondinha substitui Nicolle Caliari e encara estreante Carol Foro no UFC Seattle

Agendado para o dia 28 de março, o UFC Seattle ganhou um novo duelo 100%…

29/01/2026

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026

Cantoria e mais! Clima amistoso entre Diego Lopes e Volkanovski domina coletiva do UFC 325

Na manhã desta quinta-feira (29), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a coletiva de…

29/01/2026