UFC

Entenda como Alex Poatan pode fazer história no UFC 295

Alex Pereira já figura como um dos artistas marciais mais condecorados da última década. Mas neste sábado (11), no UFC 295, o striker brasileiro pode, além de quebrar um recorde histórico na principal liga de MMA do mundo, mudar seu patamar no panteão dos grandes nomes dos esportes de combate de todos os tempos. Campeão em duas categorias no GLORY, quando competia no mais alto nível de kickboxing, Poatan pode repetir a façanha no Ultimate, caso derrote Jiri Prochazka, em duelo que lidera o card com sede no ‘Madison Square Garden’, em Nova York (EUA).

Ex-campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Alex disputa o cinturão vago dos meio-pesados (93 kg) da liga presidida por Dana White. Caso saia vitorioso, o brasileiro se juntará a um seleto grupo de atletas que se consagraram em duas categorias de peso distintas: Amanda Nunes, Conor McGregor, Henry Cejudo, Georges St-Pierre, Jon Jones, Daniel Cormier, BJ Penn e Randy Couture. Além disso, Poatan se tornaria o lutador a alcançar tal status de forma mais rápida na história caso vença Prochazka – em apenas sete lutas disputadas e dois anos de companhia.

Hall da Fama e lugar na história

Uma semana antes de entrar em ação no UFC 295, Poatan recebeu uma notícia que pode servir como combustível para seguir no mais alto nível de competitividade. Por conta de seus feitos enquanto kickboxer, o atleta paulista foi incluído no ‘Hall da Fama’ do GLORY – principal organização da modalidade no mundo. E, em caso de vitória e conquista do título até 93 kg neste sábado, um posto no ‘Hall da Fama’ do Ultimate estaria praticamente assegurado no futuro para o brasileiro.

Além de ter seus feitos desportivos devidamente reconhecidos, Poatan pode entrar no debate quando o assunto é o ‘GOAT’ (melhor de todos os tempos) do MMA brasileiro. Diante de Prochazka, o striker tem a chance de se tornar o único lutador homem do país a conquistar dois cinturões em categorias diferentes no UFC. Nomes como Anderson Silva e José Aldo, referências nacionais, não alcançaram tal feito. A única representante do ‘Esquadrão Brasileiro’ neste seleto grupo é Amanda Nunes, que dominou os pesos-galos (61 kg) e penas (66 kg) entre as mulheres.

Mas para entrar no debate, Alex precisa desbancar um rival que não sabe o que é perder há oito anos. São 13 vitórias consecutivas para Prochazka, ex-campeão da categoria e que volta de lesão no ombro a fim de retomar seu posto. Donos de uma trocação ofensiva e destrutiva, a dupla promete protagonizar um duelo que irá tirar o fôlego dos fãs de MMA ao redor do mundo.

No ‘co-main event’ do UFC 295, Sergei Pavlovich e Tom Aspinall medem forças pelo cinturão interino dos pesos-pesados. O card com sede em Nova York também conta com a presença do ‘Esquadrão Brasileiro’ em peso: Mackenzie Dern, Jéssica Bate-Estaca, Diego Lopes, Alessandro Costa e Tabatha Ricci.

Matérias Recentes

Manel Kape nocauteia Brandon Royval e se consolida na corrida pelo cinturão

O angolano Manel Kape foi o grande destaque do UFC Vegas 112 ao nocautear Brandon…

14/12/2025

César Almeida é superado por polonês da Fighting Nerds no UFC Vegas 112

O brasileiro César Almeida foi derrotado pelo polonês Cezary Oleksiejczuk por decisão unânime no UFC…

14/12/2025

Ano perfeito! Melk Costa brilha e chega à quinta vitória seguida no UFC

O brasileiro Melquizael Costa brilhou no UFC Vegas 112 ao derrotar o francês Morgan Charrière…

14/12/2025

Marcus Buchecha empata com Kennedy Nzechukwu e segue sem vencer no UFC

Marcus Almeida, conhecido como 'Buchecha', ficou no empate contra o nigeriano Kennedy Nzechukwu no UFC…

14/12/2025

UFC Vegas 112: Luana Santos vence Melissa Croden e mantém ascensão no Ultimate

Luana Santos conquistou a vitória no UFC Vegas 112, superando a canadense Melissa Croden por…

13/12/2025

Ex-UFC é preso com 102 kg de cocaína em grande operação no Canadá

O ex-lutador do UFC Alex Garcia foi preso na última segunda-feira (8), em Montreal (CAN),…

13/12/2025