UFC

Empresário confirma descida de Jailton Malhadinho para os meio-pesados do UFC

A derrota para Rizvan Kuniev no card principal do UFC Vegas 113, no último sábado (7), deve ter sido a despedida de Jailton Almeida da divisão dos pesos-pesados, onde ocupa atualmente a 6ª posição no ranking. Pelo menos foi isso que indicou Léo Pateira, empresário do lutador baiano, em participação durante uma transmissão ao vivo do canal ‘Connect Cast’, no ‘Youtube’, nesta segunda-feira (9).

Caso se confirme o fim do ciclo de ‘Malhadinho’ no peso-pesado, o wrestler baiano retornará ao meio-pesado (93 kg) depois de fazer sua estreia no UFC nesta divisão. A descida para o 93 kg, inclusive, era um pedido antigo de parte dos fãs de MMA, que entendiam que Jailton não era pesado o suficiente para competir no topo da categoria dos ‘grandões’.

Malhadinho vai baixar para os 93 kg“, informou Léo Pateira.

Atingiu o teto no peso-pesado?

Consideravelmente mais leve que a maioria dos seus concorrentes no peso-pesado, Jailton Malhadinho começou sua trajetória na divisão mais pesada do UFC até de forma promissora. Com um wrestling de alto nível e explosão física invejável, o baiano venceu seus cinco primeiros compromissos na categoria, quatro deles pela via rápida.

Porém, já no seu último triunfo desta sequência positiva, Malhadinho sofreu com as críticas do público por ter precisado ‘amarrar’ a luta contra o nocauteador Derrick Lewis, muito mais pesado que ele, para levar a melhor. A partir daí, o atleta da equipe ‘Galpão da Luta’ entrou em uma espiral de questionamentos por parte da comunidade do MMA e resultados mistos dentro do octógono.

Nocauteado por Curtis Blaydes em março de 2024, Jailton se recuperou com duas vitórias imponentes sobre Alexander Romanov e Serghei Spivac, que o deixaram próximo do top 3 da divisão e, consequentemente, de um ‘title shot’. No entanto, as derrotas para Alexander Volkov e Rizvan Kuniev, com atuações pouco inspiradas por parte do brasileiro, foram o suficiente para afastá-lo de uma possível disputa pelo cinturão e, de quebra, aumentaram as críticas sobre seu jogo, visto por muitos como demasiadamente cauteloso.

Volta por cima no 93 kg?

Agora, com sua provável volta ao meio-pesado, o baiano terá a oportunidade de mostrar que, diante de adversários com maior paridade física, pode apresentar uma versão mais agressiva. Caso consiga se adaptar bem ao corte de peso, Jailton Malhadinho pode, inclusive, aproveitar a falta de wrestllers de alto nível na divisão até 93 kg do UFC para alcançar o topo do ranking com relativa rapidez e, quem sabe, se credenciar para a tão sonhada primeira luta pelo título na organização.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Após derrota no UFC Vegas 113, Vinícius LokDog anuncia mudança de categoria

Vinícius Oliveira confirmou que não irá mais competir na divisão dos pesos-galos (61 kg) do…

09/02/2026

Ex-campeão do UFC conquista título no boxe sem luvas aos 47 anos

Poucos dias após completar 47 anos, o bielorrusso Andrei Arlovski mostrou que idade é só…

09/02/2026

Durinho critica estratégia de Malhadinho após derrota no UFC Vegas 113

Gilbert Burns fez críticas à atuação de Jailton Almeida na derrota para Rizvan Kuniev, no…

09/02/2026

Lutador é atacado por torcida após morder orelha do rival à la Mike Tyson; veja

A temporada 2026 apenas começou, mas o prêmio de momento mais caótico do ano já…

09/02/2026

Jean Silva aumenta pressão e alimenta rivalidade com Alexander Volkanovski

Jean Silva segue alimentando a narrativa de rivalidade com Alexander Volkanovski na disputa pelo topo…

09/02/2026

Ketlen Esquentadinha exalta vitória no UFC Vegas 113: “Tirei um peso das costas”

Dos sete representantes do ‘Esquadrão Brasileiro’ em ação no UFC Vegas 113 do último sábado…

09/02/2026