A última aparição de Paulo Costa no UFC transformou seu futuro na organização em um mistério. Em outubro do ano passado, ‘Borrachinha’ enfrentou Marvin Vettori, em Las Vegas (EUA), e, na semana da luta, protagonizou um polêmico episódio quanto ao seu peso. Originalmente, o duelo aconteceria no peso-médio (84 kg), mas, como o brasileiro não se apresentou em condições físicas ideais, as partes decidiram realizar o embate em peso-casado que, mais tarde, foi válido pelos meio-pesados (93 kg). Dessa forma, o mineiro foi criticado pelo adversário, sua equipe e pelo próprio Dana White. Meses depois do ocorrido, Wallid Ismail se pronunciou.
Em entrevista ao site ‘Sherdog’, o empresário defendeu ‘Borrachinha’, um de seus principais atletas, e mostrou ter total confiança na volta por cima do lutador, que perdeu os dois últimos confrontos que disputou. Após a polêmica com o peso na derrota para Vettori, Dana, líder do UFC, afirmou que o brasileiro jamais lutaria nos médios novamente e garantiu que, a partir daquele momento, ele seria um integrante dos meio-pesados.
Ao tomar conhecimento da posição do cartola, o mineiro expressou seu interesse em permanecer na divisão até 84 kg e agora foi a vez de Wallid intensificar tal pedido. Como possui uma boa relação com a alta cúpula da organização, o empresário deixou claro que vai fazer de tudo para ‘Borrachinha’ atuar no peso-médio, pois, em seu entendimento, o lutador mostrou, mais de uma vez, potencial para ser campeão da categoria. Tanto que o profissional aposta que seu atleta vai conquistar o título dela no futuro.
“O UFC não é a maior empresa de lutas do mundo por acaso. Eles sabem que ‘Borrachinha’ se machucou e por isso teve problemas com o peso. Não há dúvidas de que sua próxima luta será nos médios. Vamos lutar com quem o UFC decidir. Continuo acreditando que ‘Borrachinha’ será campeão. Ele só tem que treinar direito. Seu maior problema é que ele treina demais. Se ele treinar corretamente, não tenho dúvidas de que ninguém nessa divisão pode vencê-lo”, declarou o empresário.
Paulo Costa, de 30 anos, é um dos lutadores brasileiros de maior popularidade no UFC. O atleta possui um estilo de luta empolgante e ficou conhecido no esporte por conta do poder de seus golpes e de seu porte físico enorme para atuar no peso-médio. ‘Borrachinha’ iniciou sua trajetória no MMA em 2012 e estreou no Ultimate em 2017. Pela companhia, o mineiro realizou sete combates, venceu cinco, disputou o título da categoria e perdeu duas vezes. Seus triunfos mais importantes foram sobre Johny Hendricks, Uriah Hall e Yoel Romero.