UFC

Em grande luta, Whittaker derrota Cannonier e se aproxima de ‘title shot’

Pelo co-main event do UFC 254, realizado neste sábado (24), na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), os dois primeiros colocados do ranking peso-médio (84 kg) duelaram pelo provável próximo ‘title shot’ da categoria. Em um combate eletrizante e bastante técnico, Robert Whittaker superou Jared Cannonier por decisão unânime dos juízes após três rounds disputados.

Com a vitória, o ex-campeão pode ter sacramentado seu posto de próximo desafiante ao cinturão peso-médio, atualmente sob poder de Israel Adesanya. Número um do ranking e já com dois triunfos sobre lutadores do topo da categoria depois de perder seu título, Whittaker não deve ter concorrência pelo seguinte ‘title shot’.

A luta

O primeiro round do confronto viu Cannonier apostando em potentes chutes baixos, que fizeram o rival perder a base algumas vezes. Por sua vez, Whittaker usou mais variação de golpes e imprimiu mais volume de jogo, ainda que sem levar perigo ao americano.

O segundo assalto transcorreu de forma parecida com a etapa inicial. O americano incomodando o ex-campeão com seus potentes chutes e o australiano mostrando as mãos mais afiadas, atingindo o rival com boas combinações de socos.

Aparentemente mais cansado, Cannonier, logo no início do último round, foi atingido por uma sequência de golpes que o levaram ao chão. Com o adversário debilitado, Whittaker foi para cima e quase finalizou o combate, mas o americano conseguiu se recuperar a tempo. Com a luta de volta em pé, o australiano seguiu demonstrando mais precisão e velocidade, mas restando menos de um minuto quase acabou surpreendido por um golpe aplicado pelo oponente.

No dia do aniversário, Volkov retoma o caminho das vitórias

Vindo de derrota para Curtis Blaydes, Alexander Volkov conseguiu vencer Walt Harris e se recuperar na organização. O russo, que completou 32 anos neste sábado, demonstrou sua superioridade técnica e, com um chute frontal na altura das costelas do adversário, abriu o caminho para a vitória por nocaute técnico, no início do segundo round da disputa.

De olho em voltar à corrida por uma disputa de título, Volkov – sétimo colocado no ranking peso-pesado – citou o nome do brasileiro Júnior ‘Cigano’ como um dos alvos para seu próximo compromisso. Por sua vez, Walt Harris sofreu a segunda derrota consecutiva na liga e pode perder posições na lista top 15 da categoria.

Em duelo de estreantes, ‘Megatron’ atropela australiano

Dezoito segundos. Foi o tempo de luta que o estreante Phil ‘Megatron’ Hawes precisou para nocautear Jacob Malkoun, companheiro de treinos do ex-campeão peso-médio Robert Whittaker e que também fazia sua primeira apresentação no UFC. Com o resultado, o americano, oriundo do programa ‘Contender Series’, soma agora nove vitórias e duas derrotas em sua carreira. Já o australiano sofreu o primeiro revés de sua carreira, em cinco combates.

‘Lucky’ finaliza e pede disputa de título

Diante de Liliya Shakirova, que substituiu Cynthia Calvillo de última hora, Lauren Murphy conquistou sua primeira vitória por finalização na carreira, ao aplicar um mata-leão no segundo round da luta. Aproveitando a oportunidade com o microfone nas mãos, na entrevista pós-luta, a americana, que agora soma quatro triunfos consecutivos, pediu pelo próximo ‘title shot’ do peso-mosca (57 kg) feminino, contra a vencedora da disputa entre Valentina Shevchenko e Jennifer Maia, que acontece em novembro.

Quinta colocada no ranking da divisão até 57 kg do Ultimate, Murphy ainda destacou seu retrospecto recente na categoria para cobrar o primeiro lugar na lista top 15. Posição atualmente ocupada pela brasileira Jéssica ‘Bate-Estaca’, ex-campeã peso-palha (52 kg) da franquia, e que estreou na divisão com vitória sobre Katlyn Chookagian, no evento do UFC realizado no fim de semana passado, também na ‘Ilha da Luta’.

Confira os resultados do UFC 254:

Robert Whittaker venceu Jared Cannonier por decisão unânime dos juízes;
Alexander Volkov venceu Walt Harris por nocaute técnico;
Phil Hawes venceu Jacob Malkoun por nocaute;
Lauren Murphy venceu Liliya Shakirova por finalização;
Magomed Ankalaev venceu Ion Cutelaba por nocaute;
Tai Tuivasa venceu Stefan Struve por nocaute;
Casey Kenney venceu Nathaniel Wood por decisão unânime dos juízes;
Shavkat Rakhmonov venceu Alex ‘Cowboy’ por finalização;
Da Un Jung e Sam Alvey empataram;
Miranda Maverick venceu Liana Jojua por nocaute técnico (interrupção médica);
Joel Alvarez venceu Alexander Yakovlev por finalização.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024