Originalmente programado para acontecer no dia 26 de outubro, em Abu Dhabi (EAU), o duelo entre Ciryl Gane e Alexander Volkov foi remarcado para o card do UFC 310, que fecha a temporada de eventos numerados em 2024, no dia 7 de dezembro, em Las Vegas (EUA). A mudança de data, causada por uma lesão sofrida pelo gigante russo, foi oficialmente anunciada pelo Ultimate nesta sexta-feira (27), através das suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).
O confronto, agora reagendado para dezembro, colocará frente a frente o segundo, Gane, e o terceiro, Volkov, colocados no ranking peso-pesado do UFC. Consequentemente, o vencedor desta luta dará mais uma passo rumo a uma disputa de cinturão na categoria. O francês e o russo vivem momentos diferentes na carreira em termos de resultados recentes.
Francês em busca de nova sequência positiva
Ex-campeão interino peso-pesado do UFC, Ciryl Gane tem intercalado vitórias e derrotas em suas últimas cinco lutas. Depois de derrotar Derrick Lewis, em agosto de 2021, e se credenciar para uma unificação de título, ‘Bon Gamin’ foi superado pelo camaronês Francis Ngannou e perdeu a chance de conquistar o cinturão linear da categoria.
Na sequência, o francês nocauteou Tai Tuivasa e, novamente, teve a oportunidade de lutar pelo título linear dos pesos-pesados. Desta vez, Gane acabou derrotado pelo americano Jon Jones, que se sagrou campeão da divisão com o resultado. Em sua mais recente apresentação, em setembro do ano passado, ‘Bon Gamin’ se recuperou e venceu Serghei Spivac, defendendo seu posto no top 3 do ranking.
Russo embalado
Por outro lado, Alexander Volkov vem em franca ascensão na divisão dos pesados do Ultimate. O gigante russo, de 2.01 m de altura, venceu seus quatro últimos combates no octógono mais famoso do mundo – três deles pela via rápida – e, com isso, foi alçado ao terceiro lugar na tabela de classificação da categoria.
‘Drago’, como é conhecido, não sabe o que é derrota desde março de 2022. Na ocasião, Volkov foi finalizado pelo inglês Tom Aspinall, atual detentor do cinturão interino, número 1 do ranking e primeiro da fila na corrida pelo próximo ‘title shot’ da divisão, após a disputa entre Jon Jones e Stipe Miocic, marcada para novembro.