Apontado como uma das grandes promessas nacionais na categoria dos pesos-penas (66 kg), Joanderson Brito vive uma fase turbulenta e inédita na carreira. Pela primeira vez como profissional de MMA, o brasileiro vem de duas derrotas seguidas. Disposto a dar a volta por cima, ‘Tubarão’ já sabe os detalhes de seu retorno ao octógono mais famoso do mundo. No dia 13 dezembro, em Las Vegas (EUA), o striker do Maranhão mede forças contra Melsik Baghdasaryan – no evento que encerra o calendário do Ultimate em 2025.
O confronto, apurado em primeira mão pela equipe de reportagem da Ag Fight, através de contato com pessoas próximas à situação, marca somente a segunda aparição de Tubarão na temporada. Em seu último combate, em abril de 2025, o brasileiro sofreu com o ‘estilo carrapato’ de Pat Sabatini e acabou superado via decisão unânime dos juízes. Na rodada anterior, o brasileiro havia perdido para o francês William Gomis – desta vez em um duelo mais parelho, definido na decisão dividida.
Duelo explosivo
Por mais que coloque frente a frente atletas que vêm de derrotas em suas mais recentes aparições, o duelo entre Joanderson e Melsik promete ser explosivo. Afinal de contas, tanto o brasileiro quanto o armênio possuem trocação de alto nível para o MMA e poder de nocaute acima da média para a categoria. Assim como Tubarão, Baghdasaryan fará somente sua segunda luta no ano. Em fevereiro desta temporada, ‘The Gun’, como é conhecido, foi atropelado por Jean Silva, que o nocauteou ainda no primeiro assalto.
Chute Boxe João Emílio
O card do UFC Vegas 112, que fecha o ano da liga em 2025, contará com outro representante da equipe ‘Chute Boxe João Emílio’ além de Joanderson Tubarão: Melquizael Costa. Com uma frequência maior que a de seu parceiro de treinos, o ‘Dálmata’ chega para seu quarto combate na atual temporada. Com 100% de aproveitamento até então, ‘Melk’ quer fechar o ano com chave de ouro. Para isso, o paraense terá que superar o francês Morgan Charrière.
A pouco menos de dois meses para sua realização, o evento do dia 13 de dezembro já conta com uma luta principal definida. E a responsabilidade de disputar o último combate do ano no UFC ficou nos ombros de Manel Kape e Brandon Royval. Membros do pelotão de elite dos pesos-moscas (57 kg), o angolano e o americano podem, em caso de vitória, se credenciar para uma disputa de título na categoria – que hoje segue dominada pelo campeão brasileiro Alexandre Pantoja.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok