Depois de cumprir uma suspensão de um ano imposta pela USADA (agência antidoping americana) por doping, Elizeu Capoeira voltou ao octógono mais famoso do mundo em grande estilo. Neste sábado (3), mesmo diante do primo do ex-campeão do UFC Khabib Nurmagomedov, Abubakar Nurmagomedov, o brasileiro resistiu ao wrestling do rival e garantiu a vitória na decisão dividida dos juízes, pelo card principal da edição ‘Vegas 74’ do Ultimate.
Apesar de não lutar desde outubro de 2021, Capoeira mostrou dentro do cage que a longa ausência não afetou sua performance, aguentando bem os três rounds e o estilo de jogo do russo, voltado à pressão na luta agarrada na grade. O brasileiro foi superior na trocação, como era esperado, e conseguiu frustrar boa parte do jogo ‘amarrado’ de Abubakar Nurmagomedov.
A luta
Depois de conectar um potente golpe no início do combate, Abubakar levou a luta para a grade, onde conseguiu frustrar o jogo do brasileiro até restar pouco mais de um minuto para o fim do round, quando o árbitro separou e reiniciou o duelo no centro do cage. Com espaço, Capoeira conseguiu soltar seu jogo e teve bons momentos.
No segundo round, Elizeu foi melhor na primeira metade quando conseguiu manter a distância e usar sua trocação superior. Na parte final, o russo usou a tática de levar o confronto pra grade e conseguiu uma queda nos segundos finais. Assalto equilibrado.
O cenário na última etapa teve o brasileiro conseguindo fugir do jogo de grade do oponente na maior parte do round e sendo mais efetivo na luta em pé. No final, novamente, Abubakar levou perigo ao pegar as costas, mas Elizeu se defendeu bem.
Karine Killer faz mais uma vítima
Atleta da Gile Ribeiro Team, Karine Killer fez mais uma vítima na carreira, desta vez a compatriota Ketlen Esquentadinha, que estreava no UFC. Ainda no primeiro round, a curitibana conseguiu finalizar a ex-campeã do Invicta FC, chegando à 16ª vitória no cartel, todas elas pela via rápida.
A luta
Não demorou muito tempo para Karine mostrar sua estratégia para a luta. Logo nos primeiros segundos de luta, Killer foi para cima e conseguiu uma queda, levando o duelo para o chão. Bem posicionada, a curitibana encaixou uma chave de perna e rapidamente obrigou Ketlen a bater em desistência. Pelo replay, a imagem mostrou que a ex-campeã do Invicta FC pode ter sofrido uma lesão no joelho esquerdo.
Confira os resultados do UFC Vegas 74:
Karine Killer venceu Ketlen Esquentadinha por finalização;
Elizeu Capoeira venceu Abubakar Nurmagomedov por decisão dividida dos juízes;
Daniel Willycat venceu Johnny Munoz por decisão unânime dos juízes;
Don’Tale Mayes venceu Andrei Arlovski por nocaute técnico;
John Castaneda venceu Muin Gafurov por decisão unânime dos juízes;
Muhammad Naimov venceu Jamie Mullarkey por nocaute técnico;
Elise Reed venceu Jinh Yu Frey por decisão unânime dos juízes;
Da’Mon Blackshear venceu Luan Lacerda por nocaute técnico;
Philipe Lins venceu Max Grishin por decisão unânime dos juízes.