UFC

Edwards condena rótulo de atleta que recusa lutas: “Sou o único que assume riscos”

Apesar de estar em uma posição confortável nos meio-médios (77 kg) do UFC, já que é o terceiro no ranking da categoria, Leon Edwards ainda batalha para ser bem visto pelos demais atletas e por uma parcela dos fãs. Em março, o britânico, que não atuava desde 2018, voltou a pisar no octógono e tal demora fez parte da comunidade do MMA o acusar de recusar e escolher bem suas lutas. Irritado com a fama que passou a ter no esporte, ‘Rocky’ se defendeu.

Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, Edwards negou o rótulo de lutador que recusa combates e que não faz questão de retornar ao octógono. De acordo com o britânico, seus críticos não sabem o que, de fato, acontece no UFC. Vale lembrar que, no auge do afastamento do atleta e percebendo o incomodo de parte da comunidade do esporte com sua postura e pouca atividade, a organização chegou a retirá-lo do ranking dos meio-médios. Ameaçado de perder seu lugar de destaque na categoria sem atuar, Edwards aceitou encarar Khamzat Chimaev.

No entanto, o duelo entre os lutadores caiu três vezes por problemas de saúde (uma por conta do britânico e duas sendo responsabilidade do sueco). Contrariado e disposto a calar os críticos, ‘Rocky’ mediu forças com Belal Muhammad, em março, em confronto que terminou em ‘no contest’ (sem resultado), e dominou Nate Diaz, em junho. Como disputou dois combates em 2021 e agendou o terceiro para dezembro, diante de Jorge Masvidal, o atleta igualou sua temporada de maior atividade no UFC e fez questão de lembrar que é o único top dos meio-médios que topa enfrentar adversários posicionados abaixo no ranking da categoria.

“Eu sou o único que está assumindo todos os riscos. Chimaev, Nate Diaz, Masvidal, sou o único que está lutando e aceitando todos esses caras de classificação inferior. O que diabos está acontecendo? É o que é. Continuo fazendo minhas coisas, minhas jogadas, ganhando meu dinheiro e, eventualmente, serei campeão. O mundo do MMA é louco e percebi que essas pessoas são loucas. Não posso sentar e ouvir isso. Continuo fazendo minhas coisas, focado na tarefa em mãos”

“Não se pode prestar muita atenção nisso, porque vai te deixar louco. Algumas das coisas que vejo nas redes sociais são surpreendentes. Todos estão escrevendo e falando m****, mas sou o único que está agindo, o único que está colocando tudo em risco. Aumentei minha chance de disputar o título, mas estou dando um passo para trás, lutando contra sexto colocado para então lutar pelo título. Tudo bem, deixo as pessoas falarem”, concluiu.

Após atuar no UFC 263, evento realizado em junho, no Arizona (EUA), Leon Edwards deu continuidade ao seu bom momento no MMA ao dominar Nate Diaz. Agora, ‘Rocky’ possui nove vitórias e um ‘no contest’ em suas dez últimas aparições octógono. Entretanto, o britânico é, constantemente, ignorado por parte dos fãs como ameaça ao reinado do campeão Kamaru Usman nos meio-médios.

A curiosidade é que os atletas se enfrentaram em 2015 e o nigeriano levou a melhor por decisão unânime. Em grande fase na carreira, ‘Rocky’ busca a revanche com o algoz. Seus triunfos de maior destaque no MMA foram sobre Donald Cerrone, Gunnar Nelson, Nate Diaz, Rafael dos Anjos e Vicente Luque.

Matérias Recentes

Makhachev explica desinteresse em luta com Holloway: “Preciso de rivais da minha divisão”

Atual campeão da divisão dos leves (70 kg) do Ultimate, Islam Makhachev tem algumas opções…

12/05/2024

Interminável! Aos 47 anos, Yoel Romero encara judoca no grappling em junho

Mesmo aos 47 anos de idade, Yoel Romero segue na ativa e, ao que parece,…

12/05/2024

Makhachev prega respeito e nega subestimar Poirier para luta no UFC 302

Em junho, em Nova Jersey (EUA), Islam Makhachev vai colocar o cinturão do peso-leve (70…

12/05/2024

Diego Ferreira leva bônus de R$ 258 mil por ‘Performance da Noite’ no UFC St Louis

Como esperado, a atuação de gala do brasileiro Diego Ferreira no card principal do UFC…

12/05/2024

Zé Colmeia sucumbe a poder de nocaute e vira mais uma vítima de Derrick Lewis no UFC

Em sua primeira luta principal no Ultimate, Rodrigo Nascimento não foi páreo para o recordista…

11/05/2024

Com atuação de gala, Diego Ferreira vence e freia ‘hype’ de polonês no UFC

Aos 39 anos e com quase uma década de serviços prestados ao Ultimate, o brasileiro…

11/05/2024