Em sua primeira experiência no peso-mosca (57 kg) do Ultimate, Eduarda Moura fez bonito e saiu com mais uma vitória no octógono mais famoso do mundo. Neste sábado (16), em Nova York (EUA), na abertura do card preliminar do UFC 309, ‘Ronda’ – como a sergipana é conhecida – superou a venezuelana Veronica Hardy, na decisão unânime dos juízes.
Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play
Com o resultado, Eduarda Ronda alcança sua segunda vitória em três lutas no UFC. A mudança de categoria se deu após a brasileira apresentar problemas para bater o peso na divisão dos palhas (52 kg). Ao final do combate deste sábado, no entanto, a sergipana reforçou seu desejo de competir nas duas categorias, como já havia adiantado em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight.
A luta
Logo nos primeiros segundos de luta, Eduarda aplicou um bom direto de encontro, se aproveitando da vantagem na envergadura. A venezuelana, por sua vez, atingiu a brasileira com um chute potente no corpo. Mais rápida, Veronica buscava encurtar a distância e combinar golpes antes de sair rapidamente do alcance da sergipana.
Por outro lado, Ronda encontrava dificuldade com a movimentação da rival, mas mostrava mais potência nos ataques. No final, a atleta do Galpão da Luta conseguiu uma queda que pode influenciar os juízes em um round equilibrado.
Para o segundo assalto, a brasileira apostou no grappling para tentar superar a adversária. No chão, entretanto, Eduarda Ronda não conseguiu impor seu jogo, seja no jiu-jitsu ou no ground and pound. A venezuelana, por sua vez, mesmo com as costas no solo, mostrou mais ação e aplicou mais golpes.
Hardy voltou com mais senso de urgência no terceiro round. Porém, o maior volume de golpes da venezuelana não se traduzia em contundência, cenário oposto ao da brasileira.
Confira os resultados do UFC 309:
Eduarda Ronda venceu Veronica Hardy por decisão unânime dos juízes.