Siga-nos

UFC

Edson Barboza encara pupilo de Rafael Cordeiro de olho no cinturão do peso-pena

O veterano Edson Barboza tem um compromisso decisivo no UFC Vegas 35. No evento que acontece neste sábado (28), em Las Vegas (EUA), o brasileiro vai enfrentar Giga Chikadze, em importante duelo válido pelo peso-pena (66 kg), e quem vencer vai se aproximar de disputar o título da categoria. Além de mexer com o topo da divisão, parte dos fãs aguarda ansiosamente a luta, porque coloca frente a frente dois strikers de alto nível.

Apesar da diferença de experiência, já que o brasileiro atua no UFC desde 2010 e o representante da Geórgia apenas em 2019, os atletas apresentam semelhanças. No MMA, os tops do peso-pena se notabilizaram pela trocação técnica e pelo arsenal de golpes que possuem, muitos deles plásticos, como chute rodado e joelhada voadora. Outro ponto em comum entre os lutadores é o posicionamento no ranking da categoria. O veterano se encontra em nono lugar na tabela de classificação, enquanto o pupilo de Rafael Cordeiro é o décimo.

Como os profissionais estão entre os melhores do peso-pena e costumam empolgar os fãs de MMA, a tendência é que o vencedor passe a integrar o top-5 e receba um adversário renomado na sequência. Dono de uma bonita história no UFC, Edson pode tirar proveito de sua popularidade para ultrapassar os demais concorrentes da divisão, já que poucos possuem seu currículo. Vale lembrar que, quando atuou no peso-leve (70 kg), o brasileiro também marcou presença no topo da categoria e enfrentou os melhores lutadores. Aos 34 anos, o representante de Nova Friburgo está disposto a trilhar o mesmo caminho na atual casa.

No peso-pena, Edson atuou três vezes, perdeu na estreia de forma discutível, mas se recuperou e venceu duas lutas seguidas de forma dominante. Além disso, o brasileiro mostrou evolução na trocação, ou seja, suas mãos também se transformaram em uma ameaça aos rivais, que se preocupavam com os chutes. Por outro lado, Chikadze se encontra à vontade no octógono. Desde que chegou ao UFC, o integrante da ‘Kings MMA’ está invicto, com seis vitórias. Confiante, o pupilo de Rafael Cordeiro começou a transformar sua superioridade no ‘striking’ em nocautes, tanto que faturou dois bônus de ‘performance da noite’ em suas recentes aparições.

Para o ‘main event’ do UFC Vegas 35, a expectativa da comunidade do MMA é a melhor possível, já que o octógono deve ser o palco de uma verdadeira batalha entre os lutadores. Edson informou que seu foco é no título, elogiou o atleta da Geórgia, avisou que está pronto para se quebrar e machucar o mesmo. Já Chikadze prometeu dar show, garantiu que está preparado para tudo que o brasileiro tem a oferecer e o classificou como segundo melhor ‘striker’ do peso-pena, atrás apenas dele. Como ambos são especialistas na trocação, os fãs anseiam por uma guerra disputada em 25 minutos, com ritmo intenso e que os profissionais conquistem o bônus de ‘luta da noite’.

Confira abaixo o card completo do UFC Vegas 35:

Edson Barboza vs Giga Chikadze
Bryan Battle vs Gilbert Urbina
Ricky Turcios vs Brady Hiestand
Kevin Lee vs Daniel Rodriguez
Andre Petroski vs Micheal Gillmore
Makhmud Muradov vs Gerald Meerschaert
Alessio Di Chirico vs Abdul Razak Alhassan
Sam Alvey vs Wellington Turman
Dustin Jacoby vs Darren Stewart
JJ Aldrich vs Vanessa Demopoulos
Jamall Emmers vs Pat Sabatini
Mana Martinez vs Guido Cannetti

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC