Antes de entrar em ação no UFC 323 do último sábado (6), Alexandre Pantoja despontava como o campeão mais dominante do atual plantel da companhia. Tal status foi quebrado, porém, após a grave lesão sofrida com apenas 26 segundos de luta contra Joshua Van. E, apesar de seus feitos na categoria dos pesos-moscas (57 kg), o brasileiro pode não ser agraciado como o próximo ‘title shot’ da divisão. Ao menos é desta forma que raciocina Daniel Cormier.
Durante participação no programa ‘Good Guy/Bad Guy’, da ‘ESPN’ americana, o ex-campeão e atual comentarista do Ultimate afirmou que os ‘matchmakers’ da empresa deveriam aproveitar o ‘timing’ para casar um duelo entre o mais novo campeão Joshua Van e Tatsuro Taira, que derrotou Brandon Moreno no mesmo evento. Desta forma, a disputa entre os jovens daria o tempo necessário para que Pantoja, teoricamente, se recuperasse e medisse forças contra quem vencesse – seu mais recente algoz ou o grappler japonês.
“Pantoja estava batendo em todo mundo, mas agora ele vai ficar de fora por um tempo. Foi uma lesão grave. Levará um tempo. Acredito que após vencer o Brandon Moreno, o Tatsuro Taira deveria lutar pelo cinturão. Olhei para o Mick Maynard e disse: ‘Escale eles amanhã’. Não houve danos em nenhum dos lados (Taira e Van). Volkanovski luta dia 1º de fevereiro e geralmente fazemos duas lutas de título nesses ‘PPV’. Por que não uma segunda luta entre Tatsuro Taira e Joshua Van? Digamos que o vencedor dessa luta precise de seis meses antes da luta seguinte. Teríamos oito meses depois da lesão do Pantoja. Aí ou você dá uma revanche a ele contra o Joshua Van ou ele luta contra o campeão novo (Taira). E a categoria se renova e se movimenta”, opinou ‘DC’.
Dana White na mesma direção
O discurso de Cormier faz coro à postura de Dana White após o evento. Durante a coletiva de imprensa pós-show, o presidente do UFC indicou que Pantoja tende a ficar afastado por um tempo significativo e já projetou uma disputa de título nos pesos-moscas enquanto o agora ex-campeão brasileiro se recupera. Por sua vez, Joshua Van deixou claro, em entrevista exclusiva à Ag Fight, sua intenção de ceder uma revanche para Alexandre, até por conta do desfecho acidental do combate disputado entre ambos.
Retorno incerto
A cena de Pantoja deslocando o braço esquerdo ao tentar apoiá-lo no chão durante uma queda chocou os fãs de MMA e rodou o mundo. Até pela aparente gravidade da situação, ainda não foi divulgado um laudo médico oficial para atualizar o estado do agora ex-campeão brasileiro. De todo modo, por mais que esteja obstinado a voltar a competir assim que possível, a tendência é que ‘The Cannibal’, como o atleta da Arraial do Cabo (RJ) é conhecido, fique de molho por um período considerável tratando da contusão.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok