Siga-nos
Belal Muhammad venceu Gilbert Durinho por decisão unânime no UFC 288
Durinho perdeu para Belal no UFC 288 - Louis Grasse/PxImages

UFC

Durinho perde para rival em eliminatória por disputa de título dos meio-médios do UFC

Gilbert ‘Durinho’ estava embalado por duas vitórias para atuar no UFC 288, mas não conseguiu repetir as boas apresentações feitas na atual temporada. No evento realizado no último sábado (6), em Nova Jersey (EUA), o brasileiro perdeu para Belal Muhammad por decisão unânime. E o revés foi complicado, já que Dana White confirmou o vencedor do combate como próximo desafiante ao cinturão dos meio-médios (77 kg).

Sendo assim, com a derrota, ‘Durinho’ perdeu a chance de disputar o título da categoria pela segunda vez. Em 2021, o brasileiro desafiou Kamaru Usman, campeão dos meio-médios do UFC no período, e quase nocauteou, mas acabou nocauteado pelo amigo. Por outro lado, Belal, dono de cinco vitórias seguidas, vai enfrentar o vencedor da luta entre Leon Edwards e Colby Covington.

Apesar do resultado negativo, Gilbert Burns, de 36 anos, é um dos principais lutadores brasileiros em atividade no MMA. No UFC desde 2014, ‘Durinho’ já atuou no peso-leve (70 kg), mas alcançou destaque no esporte ao integrar os meio-médios e se consolidou na elite. Seus principais triunfos na carreira foram sobre Demian Maia, Gunnar Nelson, Neil Magny, Stephen Thompson e Tyron Woodley.

A luta

Como não poderia ser diferente, a luta entre os tops dos meio-médios foi equilibrada. Curiosamente, apesar do alto nível de ‘Durinho’ e Belal no grappling, os atletas optaram pela trocação. No primeiro round, ‘Remember The Name’ não se intimidou com o poder do brasileiro e, na base do volume de golpes, incomodou o oponente.

No segundo round foi mais do mesmo, mas ‘Durinho’ equilibrou as ações. No final, ‘Remember The Name’ se soltou mais. No terceiro assalto, Belal tomou a iniciativa da luta e o brasileiro foi cauteloso. O atleta apostava nos chutes para pontuar no duelo. ‘Durinho’ se movimentava, mas pouco atacava. Irritado, o niteroiense acertou um potente golpe que abalou o adversário. Em resposta, Belal também aplicou um bom soco em ‘Durinho’. Com mais volume de golpes, ‘Remember The Name’ não diminuiu o ritmo.

No quarto assalto, ‘Durinho’ procurou ser mais agressivo, mas esbarrava no volume e intensidade de Belal no octógono. Confortável na luta, ‘Remember The Name’ misturou socos e chutes. O brasileiro até acertou um bom golpe no oponente, mas não era regular nas ações. Em outro momento isolado, ‘Durinho’ aplicou um bom direto no rival, que engoliu o ataque. Inabalável, Belal permaneceu na ofensiva, deixando o oponente desconfortável.

Visivelmente frustrado, ‘Durinho’ foi para o tudo ou nada no quinto e último round. Mas, depois de iniciar bem a parcial, o brasileiro voltou a andar para trás. Focado e seguindo a estratégia, Belal trocava a base constantemente, como fez durante toda a luta, e seguia atacando. ‘Durinho’ chegou a acertar um direto e um chute alto em Belal, mas era mais tocado pelo adversário do que tocava nele. Ao final dos 25 minutos de luta, ‘Remember The Name’ venceu por decisão unânime.

Resultados do UFC 288:

Belal Muhammad venceu Gilbert ‘Durinho’ por decisão unânime;
Yan Xiaonan nocauteou Jéssica Andrade no 1º round;
Movsar Evloev venceu Diego Lopes por decisão unânime;
Charles Jourdain venceu Kron Gracie por decisão unânime;
Matt Frevola nocauteou Drew Dober no 1º round;
Kennedy Nzechukwu finalizou Devin Clark no 2º round;
Khaos Williams venceu Rolando Bedoya por decisão dividida;
Virna Jandiroba venceu Marina Rodriguez por decisão unânime;
Parker Porter nocauteou Braxton Smith no 1º round;
Ikram Aliskerov nocauteou Phil Hawes no 1º round;
Claudio Ribeiro nocauteou Joseph Holmes no 2º round.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC