UFC

‘Durinho’ encara ex-parceiro de treino em busca de feito inédito para o Brasil no UFC

Embalado por seis vitórias seguidas no UFC, Gilbert ‘Durinho’ fará o duelo mais importante de sua carreira neste sábado (13), quando encara o ex-parceiro de treinos Kamaru Usman. Caso vença, o atleta de 34 anos se tornará o primeiro brasileiro a se tornar campeão dos meio-médios (77 kg) da organização, feito que garantiria não apenas seu nome na história, mas consolidaria a hegemonia do país no esporte.

Afinal, em caso de triunfo, Durinho garantiria o quarto cinturão brasileiro no maior show de MMA do mundo, ampliando para dois a diferença para o segundo colocado. Como resultado, a procura pela modalidade deve crescer, o nome do atleta deve ganhar mais destaque e o retorno financeiro não deve demorar a acontecer.

Para isso, porém, é preciso vencer um atleta que o conhece como poucos. Por anos, Usman e Durinho dividiram os tatames nas mesmas academias nos EUA e constantemente se ajudaram em seus treinamentos. Por sinal, em 2020, quando venceu Demian Maia e Tyron Woodley, o brasileiro contou com apoio do campeão em seus treinos.

Em recente entrevista à reportagem da Ag Fight, Durinho ressaltou que ele e Usman não treinavam “à vera” fazia anos. Na verdade, como parceiros de treinos eles costumavam focar na troca de informações e na simulação do estilo dos rivais que cada um enfrentaria a seguir. O brasileiro, porém, garante otimismo para o duelo e promete ter preparado surpresas para o rival.

Por sua vez, Usman luta para ampliar seus próprios feitos e recordes no octógono. Caso vença a terceira defesa de cinturão do UFC, o nigeriano anotará sua 13ª vitória seguida na divisão, ultrapassando assim a marca estipulada pelo canadense Georges St-Pierre em novembro de 2013. A expectativa é tanta que Dana White, presidente do show, afirmou que o campeão, uma vez que tenha seu braço levantado no sábado, pode fazer parte dos nomes apontados na lista dos melhores de todos os tempos.

Matérias Recentes

Arman Tsarukyan aposta em vitória de Charles Do Bronx sobre Max Holloway no UFC 326

Daqui a duas semanas e meia, Charles Oliveira e Max Holloway duelarão pelo cinturão 'BMF'…

10/02/2026

Mistério no ar! Publicação enigmática de Carlos Prates agita os fãs do UFC

A semana começou sob clima de expectativa para Carlos Prates. Em publicação no 'Instagram', o…

10/02/2026

Malhadinho e LokDog perdem posições no ranking após tropeços no UFC Vegas 113

Como era esperado, as derrotas sofridas por Jailton Almeida e Vinícius Oliveira no card do…

10/02/2026

Após derrota no UFC Vegas 113, Eduarda Ronda relata “guerra longe do octógono”

Os últimos dias não foram dos melhores para Eduarda Moura. Na sexta-feira (6), a lutadora…

10/02/2026

Adesanya admite que vê fim da carreira mais perto: “Consigo ver a linha de chegada”

Israel Adesanya voltou a falar abertamente sobre o futuro da carreira e deixou no ar…

10/02/2026

Após derrota no UFC Vegas 113, Vinícius LokDog anuncia mudança de categoria

Vinícius Oliveira confirmou que não irá mais competir na divisão dos pesos-galos (61 kg) do…

09/02/2026