No último sábado (3), na Flórida (EUA), Rafael dos Anjos voltou ao caminho das vitórias de forma impressionante no octógono. No UFC Orlando, o ex-campeão do peso-leve (70 kg), em seu retorno aos meio-médios (77 kg), enfrentou Bryan Barberena e não teve qualquer trabalho para finalizá-lo no segundo round. Com o triunfo, o veterano do MMA e da organização, empolgado, desafiou Conor McGregor para a sequência dos eventos.
Ainda no octógono e também na coletiva de imprensa pós-shpw, Dos Anjos mencionou o astro irlandês como seu principal alvo e explicou que, aos 38 anos, passou a buscar ser o protagonista de superlutas no UFC. Sendo assim, o nome de McGregor é o primeiro que vem na cabeça do veterano, mesmo com ele em má fase na carreira e sem atuar desde julho de 2021. Vale pontuar que os atletas possuem história na organização. A companhia chegou a casar o duelo entre os profissionais, em 2016, mas, na ocasião, o brasileiro sofreu uma lesão no pé e saiu de cena.
Desde então os ex-campeões do UFC passaram a discutir e quase brigaram nos bastidores de um evento. Mesmo assim, Dos Anjos não deixa de acompanhar McGregor e questiona a forma física do rival. Ainda se recuperando da lesão sofrida na perna em 2021, ‘Notorious’ choca parte da comunidade do MMA ao postar registros cada vez mais forte. Além disso, o astro do esporte não integra o programa de testes da USADA (agência antidoping americana). Portanto, Rafael dá a entender que há algo estranho acontecendo no corpo de Conor, mas ignora tal polêmica e se coloca à disposição da empresa para resolver as diferenças com o desafeto.
“Olha meu currículo. Luto com todos e preciso lutar com alguém assim. Acho que mereço essa luta. Não quero pedir ao UFC pagamentos absurdos. Só quero ter essa luta e julho funciona perfeitamente para mim. Veremos o que acontece. McGregor está fora da USADA. O que ele está fazendo fora do pool? Parece que o corpo dele está tão diferente, mas lhe darei algum tempo para ficar limpo. Definitivamente, a luta seria nos meio-médios. Ficarei na categoria. Não acho que mudamos. Ele é um cara que gosta da trocação e eu também. Não mudou nada daquela época até agora. Lutei com os caras mais duros das duas categorias. Mereço um grande nome, uma luta como essa com McGregor. É uma luta que quero. Veremos se funciona para ele. Viso lutas que me animem de ir para a academia treinar”, declarou o ex-campeão do UFC.
Rafael dos Anjos, de 38 anos, é um dos melhores lutadores brasileiros da história do MMA. O veterano iniciou sua trajetória no esporte em 2004, estreou no UFC em 2008 e foi campeão do peso-leve em 2015. Ao longo dos anos, o atleta acumulou um cartel composto por 32 vitórias e 14 derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Anthony Pettis, Ben Henderson, Donald Cerrone (duas vezes), Evan Dunham, Kevin Lee, Nate Diaz, Neil Magny, Paul Felder, Renato ‘Moicano’, Robbie Lawler e Tarec Saffiedine.