Aos 39 anos, Rafael dos Anjos tomou uma decisão importante em sua carreira. Na última terça-feira (14), o brasileiro, através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), anunciou o fim de sua jornada no peso-leve (70 kg) do UFC e já se colocou à disposição de voltar a competir nos meio-médios (77 kg). Derrotado por Mateusz Gamrot, em março, na Flórida (EUA), o atleta visa retornar ao octógono no meio do ano.
Esta será a terceira vez que Dos Anjos troca os leves pelos meio-médios do UFC. Na primeira, de 2017 até 2020, o brasileiro disputou o cinturão interino da categoria, mas não o conquistou. Nela, o veterano venceu quatro lutas e perdeu outras quatro. Na segunda, de 2022 até 2023, Rafael levou a melhor em um duelo e a pior no outro. Por estar mais velho e sofrer para alcançar 70 kg na balança, o ex-campeão do peso foca na não tão nova aventura.
“Tire-me do ranking dos leves. Para você, leve que está me desafiando, não vou competir na categoria de agora em diante. Não tenho nada a provar a ninguém. Ando por volta dos 88 kg aos 39 anos. Há muitas lutas que fazem sentido para mim nos meio-médios. Quero lutar em julho. UFC, me coloque de volta naquele octógono”, escreveu o veterano em sua conta oficial no ‘X’.
Registro de Dos Anjos no MMA
Rafael dos Anjos, de 39 anos, é um dos melhores lutadores brasileiros da história do MMA. O veterano iniciou sua trajetória no esporte em 2004, estreou no UFC em 2008, foi campeão do peso-leve em 2015 e disputou o cinturão interino dos meio-médios em 2018. Até o momento, o atleta construiu um cartel composto por 32 vitórias e 16 derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Anthony Pettis, Ben Henderson, Donald Cerrone (duas vezes), Kevin Lee, Nate Diaz, Neil Magny, Paul Felder, Renato ‘Moicano’ e Robbie Lawler.