UFC

‘Do Bronx’ luta com Makhachev para retomar cinturão e ampliar legado no MMA

Não é segredo que, atualmente, Charles Oliveira é o grande nome do Brasil no MMA. Cada vez mais popular entre os fãs, lutadores e personalidades do esporte, ‘Do Bronx’ chega confiante e motivado para seu compromisso no UFC 280. Neste sábado (22), em Abu Dhabi (EAU), o paulista lidera o show contra Islam Makhachev e tem apenas um objetivo: retomar o cinturão do peso-leve (70 kg). E, apesar do rival ser temido e atuar praticamente ‘em casa’, o ex-campeão da categoria nega estar nervoso com o status do oponente e por lutar em território hostil.

Vale lembrar que o cinturão do peso-leve do UFC só ficou vago, porque Charles, mesmo que de forma polêmica, falhou na balança em sua última luta, em maio. Como ‘Do Bronx’ venceu o 11º combate seguido ao finalizar Justin Gaethje, ganhou o direito de disputar o título da divisão novamente. Por sua vez, Islam Makhachev demorou para brigar pela posição mais alta da categoria, mas conseguiu ao passar por dez adversários em sequência.

No entanto, Charles não aprovou o casamento da luta contra Makhachev. Apesar do russo ser integrante do top-5 do peso-leve, ‘Do Bronx’ minimizou as vitórias do rival e insinuou que ele subiu no ranking por ser amigo de Khabib Nurmagomedov. Além disso, o brasileiro nunca escondeu seu desejo de protagonizar embates financeiramente mais vantajosos e chegou a desafiar Conor McGregor e Nate Diaz. Inclusive, Islam condenou a postura do paulista e utilizou tal fato para insinuar que o mesmo estaria com medo de enfrentá-lo. Disposto a provar que o atleta estava errado ao seu respeito, o ex-campeão do UFC não só aceitou o duelo, como também realizá-lo na frente de seus fãs.

Após o UFC confirmar o aguardado embate, um dos mais importantes de 2022, Charles seguiu sofrendo ataques de Makhachev e seu time. Islam questionou a coragem, garra e resistência do brasileiro, contestou seu nível de luta, prometeu vencer facilmente e até finalizar o lutador com maior número de vitórias por finalização na história da companhia. Khabib também provocou o paulista com tudo. O ícone do MMA classifica o grappling do ex-campeão da categoria como insuficiente para impedir o domínio do seu compatriota e afirmou que seu amigo vai montar nele igual se faz com um cavalo. Irritado com o ‘trash talk’, Charles não deixou barato.

Como venceu Tony Ferguson, Michael Chandler, Dustin Poirier e Justin Gaethje em sequência, ‘Do Bronx’ classificou Makhachev como uma luta qualquer, ou seja, não sendo seu oponente mais perigoso. Se Islam se gaba de ter um grappling superior, Charles, por sua vez, assegurou ser um lutador de MMA mais completo e mortal. Tanto que, apesar de ser o maior finalizador da história do UFC, o brasileiro evolui na trocação a cada combate e assombra os adversários com seu alto nível em pé. Tanto que o ex-campeão da categoria prometeu que passará pelo rival por nocaute no primeiro round. Para a previsão do paulista se tornar realidade, ele terá que pressionar Makhachev do início ao fim do encontro para deixá-lo desconfortável no octógono.

‘Do Bronx’ costuma andar para a frente em seus duelos, deixando, por vezes, a cautela de lado, e tal atitude pode ser útil para frustrar Islam. Sendo assim, o atleta não teria espaço para colocar em prática seu jogo de grappling, baseado nas quedas, força e no jiu-jitsu para controlar os oponentes e finalizá-los. Inclusive, o russo escancara que esta é sua estratégia para o atual combate e para todos em sua carreira. No UFC 280, Charles promete ser mais agressivo do que nunca, uma vez que tem como objetivo voltar a ser campeão do peso-leve e nada melhor do que reconquistar tal status com uma nova performance impressionante sobre outro grande nome do MMA. A certeza é de que, ao final do embate, a divisão estará em boas mãos.

Confira abaixo o card completo do UFC 280:

Charles ‘Do Bronx’ vs Islam Makhachev
Aljamain Sterling vs TJ Dillashaw
Petr Yan vs Sean O’Malley
Beneil Dariush vs Mateusz Gamrot
Katlyn Chookagian vs Manon Fiorot
Belal Muhammad vs Sean Brady
Makhmud Muradov vs Caio Borralho
Nikita Krylov vs Volkan Oezdemir
Abubakar Nurmagomedov vs Gadzhi Omargadzhiev
Armen Petrosyan vs AJ Dobson
Muhammad Mokaev vs Malcolm Gordon
Karol Rosa vs Lina Länsberg

Matérias Recentes

À la Poatan, Deiveson pode se aproximar de bicampeonato com vitória no UFC China

Neste sábado (23), Deiveson Figueiredo faz a luta principal do UFC China em um duelo…

22/11/2024

Saiba como assistir o UFC China, evento com Deiveson Figueiredo na luta principal

Deiveson Figueiredo terá mais um compromisso de extrema importância na carreira. Neste sábado (23), o…

22/11/2024

Sensação do UFC, Carlos Prates abre o jogo sobre infância turbulenta: “Perdi amigos para o crime”

Em menos de um ano e com somente quatro lutas disputadas na organização, Carlos Prates…

22/11/2024

Conor McGregor promete apelar contra condenação em caso de agressão sexual

Sem lutar desde 2021, Conor McGregor foi derrotado, mesmo fora do octógono. Nesta sexta-feira (22),…

22/11/2024

Conor McGregor é declarado culpado em caso de agressão sexual na Irlanda

Acusado de abuso sexual em um processo civil que já durava mais de duas semanas…

22/11/2024

UFC 309: Jon Jones comemora protagonismo na 4ª maior bilheteria da história do Ultimate

Lenda do MMA, Jon Jones tem motivos de sobra para comemorar. No último sábado (16),…

22/11/2024