Nos últimos tempos, muitas expectativas foram criadas em torno do futuro de Sean O’Malley no UFC. Talentoso dentro do octógono e polêmico fora dele, ‘Sugar’ atraiu a atenção dos fãs e da mídia, e conseguiu se estabelecer como uma das principais apostas de futura estrela da companhia. No entanto, ainda há quem duvide do potencial da jovem promessa, como é o caso do ex-campeão peso-galo (61 kg) TJ Dillashaw.
Apesar de reconhecer as qualidades do novato, especialmente no trabalho desenvolvido por ele fora do octógono, na construção de sua marca pessoal, Dillashaw não enxerga em O’Malley a capacidade necessária para alcançar o topo da categoria dos galos e se tornar um futuro campeão. Em entrevista ao ‘Submission Radio’, recordou a derrota sofrida por ‘Sugar’ para Marlon ‘Chito’ Vera, talvez seu adversário mais difícil no octógono do Ultimate até o momento, para corroborar sua afirmação.
Apesar disso, o ex-campeão destacou o bom trabalho feito pelo UFC e pelo lutador na construção de sua imagem e não descartou a possibilidade de aproveitar o ‘hype’ criado em cima da jovem promessa para lucrar em um futuro confronto entre eles. Para isso, Dillashaw aponta, resta que O’Malley tenha capacidade de subir no ranking da categoria o suficiente para justificar o casamento da hipotética luta.
“Eu não acho que ele vai se tornar um campeão. Ele tem muitos buracos e eles estão alimentando ele com as lutas certas porque ele vende bastante, certo? Primeiro, eles o inflaram, o colocaram na máquina de inflar do UFC. Eles podem fazer isso para basicamente qualquer um se você tiver um pouco de personalidade, se você conseguir falar de alguma forma, se for um pouco interessante, eles vão te inflar. E depois, ele tem feito um bom trabalho ao se autopromover. Ele tem feito um trabalho muito bom nisso. E isso demanda trabalha, cara. Quando você vê esses caras sendo inflados, eles também estão trabalhando duro, e ele faz um bom trabalho nisso”, analisou TJ, antes de completar.
“Mas nós também vimos o que aconteceu quando ele enfrentou ‘Chito’ (Marlon Vera). Chito é um lutador mais bem ranqueado, e ele (O’Malley) foi derrotado no primeiro round. Quer dizer, eu não acho que ele vai ser um campeão, mas ele é uma boa atração. Espero que ele possa subir o suficiente para onde eu possa usar um pouco desse trovão e ganhar dinheiro em cima disso”, finalizou o ex-campeão peso-galo do UFC.
Após cumprir dois anos de suspensão por ter sido flagrado no antidoping com uma substância proibida, TJ Dillashaw retornou ao Ultimate com uma importante vitória sobre Cory Sandhagen, em julho deste ano. Com o triunfo sobre o rival, o ex-campeão já assumiu a segunda posição no ranking peso-galo da liga e se aproximou de uma futura nova disputa pelo cinturão que já foi seu em duas oportunidades.
Por sua vez, Sean O’Malley segue fora do top 15 da divisão dos galos, apesar de ter vencido seis de seus sete compromissos no octógono do UFC, grande parte deles com direito a premiação por sua performance. O motivo para a ausência do americano no ranking da categoria está diretamente ligado à qualidade dos adversários enfrentados por ele nos combates, uma das grandes críticas feitas a ‘Sugar’ por seus detratores.