UFC

Deu zebra! Leon Edwards encerra reinado de Kamaru Usman com nocaute brutal

Leon Edwards, simplesmente, chocou o mundo. No UFC 278, evento realizado neste sábado (20), em Utah (EUA), o britânico ignorou o status de azarão para a revanche contra Kamaru Usman e destronou o atleta que dominou os meio-médios (77 kg) nos últimos anos. Mesmo em desvantagem no encontro, ‘Rocky’ não desistiu e virou o combate ao aplicar um chute na cabeça do nigeriano, no último minuto de luta. Ao vencer o duelo, o profissional não só acabou com o reinado do rival na categoria, como também com sua invencibilidade na organização.

Com a vitória, Edwards, de 30 anos, se tornou o segundo lutador inglês ao alcançar o status de campeão do UFC. Vale destacar que ‘Rocky’ sempre figurou na elite dos meio-médios. Na maior organização de MMA do mundo desde 2014, o britânico disputou 15 lutas, venceu 12, perdeu duas e uma terminou em ‘no contest’ (sem resultado). Seus principais triunfos foram sobre Albert Tumenov, Donald Cerrone, Gunnar Nelson, Kamaru Usman, Nate Diaz, Rafael dos Anjos e Vicente Luque.

A luta

Ciente da qualidade de Edwards na trocação, Usman foi cauteloso e, rapidamente, buscou a luta agarrada. O britânico se desestabilizou, caiu, mas se levantou. Mesmo sendo um striker, ‘Rocky’ conseguiu um feito no MMA. O atleta foi o primeiro lutador que conseguiu aplicar uma queda em Kamaru no UFC. No solo, Edwards pegou as costas de Usman e tentou a finalização, mas não conseguiu. De qualquer forma, o britânico foi com certa moral para o corner.

No segundo round, Usman, irritado, atacou e acertou um cruzado no rival. O nigeriano seguiu em cima do adversário e aplicou uma blitz, com direito a diretos e cruzados. Disposto a provar sua superioridade e melhora em pé, o atleta não diminuiu o ritmo e tocou mais em Edwards, do que foi tocado pelo mesmo. Desconfortável no octógono, o britânico tentou uma nova queda, mas Kamaru defendeu. Em pé, foi a vez do africano mostrar sua força, derrubar o oponente e bater nele.

Na terceira parcial, Usman optou por não se expor e travou o combate. Na grade, o nigeriano tentava a queda e dava golpes sem força em Edwards, mas importantes para pontuar. Confortável no octógono, Kamaru até tentou finalizar o adversário, mas não teve sucesso. No quarto round, Edwards, depois de levar uma bronca de sua equipe no corner, voltou mais ligado na luta. Contudo, ‘Rocky’ perdeu uma boa posição e foi quedado com facilidade por Usman. No chão e por cima do oponente, o nigeriano controlou a ação. Confiante, Kamaru causou mais dano ao rival ao acertar uma boa sequência nos segundos finais do assalto.

No quinto round, Usman acertou os melhores golpes em pé e, no grappling, não deu chance para Edwards. Entretanto, no controle da luta, o nigeriano não acelerou mais e pagou o preço. Quando tudo indicava que o britânico tinha se conformado com a derrota, o mesmo acertou um chute em cheio em Kamaru, que caiu desacordado no octógono. Sendo assim, Leon Edwards não só se torna o novo campeão dos meio-médios do Ultimate, como também se vinga da derrota para Kamaru Usman de maneira especial.

Resultados do UFC 278:

Leon Edwards nocauteou Kamaru Usman no 5º round;
Paulo ‘Borrachinha’ venceu Luke Rockhold por decisão unânime;
Merab Dvalishvili venceu José Aldo por decisão unânime;
Lucie Pudilova nocauteou Wu Yanan no 2º round;
Tyson Pedro nocauteou Harry Hunsucker no 1º round;
Marcin Tybura venceu Alexander Romanov por decisão majoritária;
Jared Gordon venceu Leonardo Santos por decisão unânime;
Sean Woodson e Luis Saldaña empataram;
Ange Loosa venceu AJ Fletcher por decisão unânime;
Amir Albazi finalizou Francisco Figueiredo no 1º round;
Aori Qileng venceu Jay Perrin por decisão unânime;
Victor Altamirano nocauteou Daniel ‘Miojo’ no 1º round.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025