UFC

Deu zebra! Leon Edwards encerra reinado de Kamaru Usman com nocaute brutal

Leon Edwards, simplesmente, chocou o mundo. No UFC 278, evento realizado neste sábado (20), em Utah (EUA), o britânico ignorou o status de azarão para a revanche contra Kamaru Usman e destronou o atleta que dominou os meio-médios (77 kg) nos últimos anos. Mesmo em desvantagem no encontro, ‘Rocky’ não desistiu e virou o combate ao aplicar um chute na cabeça do nigeriano, no último minuto de luta. Ao vencer o duelo, o profissional não só acabou com o reinado do rival na categoria, como também com sua invencibilidade na organização.

Com a vitória, Edwards, de 30 anos, se tornou o segundo lutador inglês ao alcançar o status de campeão do UFC. Vale destacar que ‘Rocky’ sempre figurou na elite dos meio-médios. Na maior organização de MMA do mundo desde 2014, o britânico disputou 15 lutas, venceu 12, perdeu duas e uma terminou em ‘no contest’ (sem resultado). Seus principais triunfos foram sobre Albert Tumenov, Donald Cerrone, Gunnar Nelson, Kamaru Usman, Nate Diaz, Rafael dos Anjos e Vicente Luque.

A luta

Ciente da qualidade de Edwards na trocação, Usman foi cauteloso e, rapidamente, buscou a luta agarrada. O britânico se desestabilizou, caiu, mas se levantou. Mesmo sendo um striker, ‘Rocky’ conseguiu um feito no MMA. O atleta foi o primeiro lutador que conseguiu aplicar uma queda em Kamaru no UFC. No solo, Edwards pegou as costas de Usman e tentou a finalização, mas não conseguiu. De qualquer forma, o britânico foi com certa moral para o corner.

No segundo round, Usman, irritado, atacou e acertou um cruzado no rival. O nigeriano seguiu em cima do adversário e aplicou uma blitz, com direito a diretos e cruzados. Disposto a provar sua superioridade e melhora em pé, o atleta não diminuiu o ritmo e tocou mais em Edwards, do que foi tocado pelo mesmo. Desconfortável no octógono, o britânico tentou uma nova queda, mas Kamaru defendeu. Em pé, foi a vez do africano mostrar sua força, derrubar o oponente e bater nele.

Na terceira parcial, Usman optou por não se expor e travou o combate. Na grade, o nigeriano tentava a queda e dava golpes sem força em Edwards, mas importantes para pontuar. Confortável no octógono, Kamaru até tentou finalizar o adversário, mas não teve sucesso. No quarto round, Edwards, depois de levar uma bronca de sua equipe no corner, voltou mais ligado na luta. Contudo, ‘Rocky’ perdeu uma boa posição e foi quedado com facilidade por Usman. No chão e por cima do oponente, o nigeriano controlou a ação. Confiante, Kamaru causou mais dano ao rival ao acertar uma boa sequência nos segundos finais do assalto.

No quinto round, Usman acertou os melhores golpes em pé e, no grappling, não deu chance para Edwards. Entretanto, no controle da luta, o nigeriano não acelerou mais e pagou o preço. Quando tudo indicava que o britânico tinha se conformado com a derrota, o mesmo acertou um chute em cheio em Kamaru, que caiu desacordado no octógono. Sendo assim, Leon Edwards não só se torna o novo campeão dos meio-médios do Ultimate, como também se vinga da derrota para Kamaru Usman de maneira especial.

Resultados do UFC 278:

Leon Edwards nocauteou Kamaru Usman no 5º round;
Paulo ‘Borrachinha’ venceu Luke Rockhold por decisão unânime;
Merab Dvalishvili venceu José Aldo por decisão unânime;
Lucie Pudilova nocauteou Wu Yanan no 2º round;
Tyson Pedro nocauteou Harry Hunsucker no 1º round;
Marcin Tybura venceu Alexander Romanov por decisão majoritária;
Jared Gordon venceu Leonardo Santos por decisão unânime;
Sean Woodson e Luis Saldaña empataram;
Ange Loosa venceu AJ Fletcher por decisão unânime;
Amir Albazi finalizou Francisco Figueiredo no 1º round;
Aori Qileng venceu Jay Perrin por decisão unânime;
Victor Altamirano nocauteou Daniel ‘Miojo’ no 1º round.

Matérias Recentes

Islam Makhachev rejeita luta em janeiro e projeta volta ao UFC após o Ramadã

Coroado como novo campeão meio-médio (77 kg) do UFC, em novembro, Islam Makhachev parece já…

27/12/2025

Carlos Prates surpreende treinador com presente de Natal especial; veja

Uma das estrelas em ascensão na divisão dos meio-médios (77 kg) do UFC, Carlos Prates…

27/12/2025

Israel Adesanya elege vitória sobre Paulo Borrachinha como a mais técnica de sua carreira

Ex-campeão e um dos maiores nomes da história da divisão dos pesos-médios (84 kg) do…

27/12/2025

Brunno Hulk dispara contra Paulo Borrachinha após cancelamento de luta no UFC 326

O tão aguardado embate entre os pesos-médios (84 kg) brasileiros Paulo Borrachinha e Brunno Hulk…

26/12/2025

No sangue! Filhos de Alex Poatan impressionam em treino com o pai; veja

Acompanhado dos filhos Lohan e Alessandro, Alex 'Poatan' Pereira fez uma pausa nas comemorações de…

26/12/2025

UFC 324: Natália Silva surge como franca favorita nas apostas contra ex-campeã

Atual número dois no ranking peso-mosca (57 kg), Natália Silva foi escalada para enfrentar a…

26/12/2025