No último sábado (7), Gilbert Burns não foi feliz no octógono. O brasileiro enfrentou Sean Brady na luta principal do UFC Vegas 97 e foi dominado, perdendo por decisão unânime. Chateado com o resultado e com sua performance, ‘Durinho’ fez uma retrospectiva do que poderia ter prejudicado seu desempenho e chegou a uma conclusão.
Em seu canal oficial no ‘YouTube’, o veterano abriu o jogo e admitiu que cometeu erros durante a semana da luta. De acordo com o brasileiro, o processo de corte de peso não foi feito com excelência e assumiu a culpa por isso. Vale pontuar que ‘Durinho’ teve o auxílio de três profissionais (coach Calavitta, seu nutricionista e o primo de Vicente Luque, responsável pelo corte de peso de Herbert Burns, seu irmão).
Contudo, o atleta não seguiu as orientações do trio e optou por misturar as informações. É bem verdade que o brasileiro bateu o peso para competir nos meio-médios (77 kg), porém frisou que o processo de reidratação foi sofrível e, assim, sua performance foi comprometida, já que não estava 100% fisicamente. Tanto que o Gilbert não conseguiu se impor perante o americano, se mostrando irreconhecível na luta.
“Fiz meu próprio corte de peso, minha própria reidratação e não deu certo. Se tem algum culpado, fui eu. A responsabilidade é minha, estou no jogo há muito tempo. Quis fazer do meu jeito, achei que ia dar, que estava fazendo bem, mas não me senti reidratado e acho que esse pode ter sido o motivo principal. Estava sem energia nenhuma durante a luta, sem explosão, lento. Não é desculpa. Perdi. Muita gente ficou, ‘Você estava irreconhecível’. Minha conclusão é essa. Tenho que bater no peito, essa foi minha, não foi ninguém. Infelizmente acabei errando e é isso. Não foi o dia por responsabilidade minha”, declarou o atleta.
Registro de ‘Durinho’ no MMA
Gilbert Burns, de 38 anos, é um dos principais lutadores brasileiros em atividade no MMA. No UFC desde 2014, ‘Durinho’ já atuou no peso-leve (70 kg), mas alcançou destaque no esporte ao integrar os meio-médios (77 kg) e se consolidou na elite da categoria. Atualmente, o veterano é o número oito no ranking da divisão e possui um cartel composto por 22 vitórias e sete derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Demian Maia, Gunnar Nelson, Jorge Masvidal, Neil Magny, Olivier Aubin-Mercier, Stephen Thompson e Tyron Woodley.