Derrotado, Gilbert Durinho admite erro em preparação para luta no UFC

Gilbert Durinho foi derrotado por Sean Brady no UFC Vegas 97.

No último sábado (7), Gilbert Burns não foi feliz no octógono. O brasileiro enfrentou Sean Brady na luta principal do UFC Vegas 97 e foi dominado, perdendo por decisão unânime. Chateado com o resultado e com sua performance, ‘Durinho’ fez uma retrospectiva do que poderia ter prejudicado seu desempenho e chegou a uma conclusão.

Em seu canal oficial no ‘YouTube’, o veterano abriu o jogo e admitiu que cometeu erros durante a semana da luta. De acordo com o brasileiro, o processo de corte de peso não foi feito com excelência e assumiu a culpa por isso. Vale pontuar que ‘Durinho’ teve o auxílio de três profissionais (coach Calavitta, seu nutricionista e o primo de Vicente Luque, responsável pelo corte de peso de Herbert Burns, seu irmão).

Contudo, o atleta não seguiu as orientações do trio e optou por misturar as informações. É bem verdade que o brasileiro bateu o peso para competir nos meio-médios (77 kg), porém frisou que o processo de reidratação foi sofrível e, assim, sua performance foi comprometida, já que não estava 100% fisicamente. Tanto que o Gilbert não conseguiu se impor perante o americano, se mostrando irreconhecível na luta.

“Fiz meu próprio corte de peso, minha própria reidratação e não deu certo. Se tem algum culpado, fui eu. A responsabilidade é minha, estou no jogo há muito tempo. Quis fazer do meu jeito, achei que ia dar, que estava fazendo bem, mas não me senti reidratado e acho que esse pode ter sido o motivo principal. Estava sem energia nenhuma durante a luta, sem explosão, lento. Não é desculpa. Perdi. Muita gente ficou, ‘Você estava irreconhecível’. Minha conclusão é essa. Tenho que bater no peito, essa foi minha, não foi ninguém. Infelizmente acabei errando e é isso. Não foi o dia por responsabilidade minha”, declarou o atleta.

Registro de ‘Durinho’ no MMA

Gilbert Burns, de 38 anos, é um dos principais lutadores brasileiros em atividade no MMA. No UFC desde 2014, ‘Durinho’ já atuou no peso-leve (70 kg), mas alcançou destaque no esporte ao integrar os meio-médios (77 kg) e se consolidou na elite da categoria. Atualmente, o veterano é o número oito no ranking da divisão e possui um cartel composto por 22 vitórias e sete derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Demian Maia, Gunnar Nelson, Jorge Masvidal, Neil Magny, Olivier Aubin-Mercier, Stephen Thompson e Tyron Woodley.