UFC

Deiveson Figueiredo pode se credenciar por bicampeonato com vitória no UFC Abu Dhabi

No início de 2023, Deiveson Figueiredo decidiu abandonar a categoria dos pesos-moscas (57 kg), onde se sagrou campeão no Ultimate, e migrar para os pesos-galos (61 kg). Neste sábado (3), no UFC Abu Dhabi, o brasileiro tem a chance de comprovar que a decisão foi bastante acertada para ampliar ainda mais seu legado no MMA profissional. Afinal de contas, já na sexta colocação do ranking na nova divisão, ‘Daico’, como é conhecido, pode se credenciar para a disputa de um segundo cinturão na liga caso vença Marlon Vera em grande estilo na capital dos Emirados Árabes Unidos.

Desde que migrou para a categoria até 61 kg, Deiveson já competiu em duas oportunidades, vencendo Rob Font, em dezembro de 2023, por decisão, e Cody Garbrandt, em março de 2024, por finalização – no centenário card do UFC 300. O status de ex-campeão dos moscas aliado aos bons resultados catapultaram o brasileiro para a sexta posição do ranking da nova divisão. Diante do quarto colocado da listagem, o equatoriano ‘Chito’, Figueiredo, além de avançar ainda mais, pode receber o tão almejado ‘title shot’ na próxima rodada.

Em busca do bicampeonato, Daico quer se juntar a uma seleta lista de atletas que conseguiria se sagrar campeões em duas categorias de peso distintas no UFC. Caso obtenha êxito na meta, Deiveson se tornaria o terceiro brasileiro a atingir tal marca, ao lado de Amanda Nunes e Alex Poatan. Outros nomes lendários do MMA também engrossam a lista: Jon Jones, Henry Cejudo, Conor McGregor, Georges St-Pierre, Daniel Cormier, B.J. Benn e Randy Couture.

Concorrentes diretos lideram card

O cinturão dos galos será colocado em jogo no Noche UFC, na Esfera, quando o campeão Sean O’Malley e o desafiante Merab Dvalishvili medem forças pelo título. Mas o posto de próximo da fila pode ficar entre o vencedor de Deiveson vs Chito, mas também pode cair no colo de outro duelo do UFC Abu Dhabi: Umar Nurmagomedov e Cory Sandhagen. Invicto no MMA e primo de Khabib, o russo, número 10 do ranking, se testa contra o americano, segundo colocado da categoria. Como lidera o evento, o combate pode ser considerado o ‘plano A’ do Ultimate para definir o próximo desafiante. Sendo assim, Daico precisaria de uma grande performance que ofuscasse seus concorrentes diretos e fizesse a alta cúpula da liga mudar de ideia.

Esquadrão Brasileiro em ação

Além de Deiveson Figueiredo, o Esquadrão Brasileiro conta com outros três atletas em ação no UFC Abu Dhabi. No card preliminar, Kauê Fernandes enfrenta o ‘atleta da casa’ Mohammad Yahya. Já na porção principal do show, Elves Brener mede forças contra o espanhol Joel Alvarez, enquanto Mackenzie Dern duela contra a mexicana Lupita Godinez.

Matérias Recentes

Deiveson Figueiredo bate o peso e confirma luta principal do UFC China contra Petr Yan

O card do UFC China deste sábado (23) será realizado em um horário alternativo, mais…

22/11/2024

Dana White nega intenção de se envolver com política após participar de campanha de Donald Trump

Dana White foi uma peça importante na vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos…

22/11/2024

Filho do Faustão arremata experiência com Charles Do Bronx por R$ 160 mil em leilão do Ronaldo Fenômeno

Um dos maiores nomes do MMA, Charles Oliveira está com tudo. Após impressionar na vitória…

22/11/2024

Luta remarcada! Weidman enfrenta veterano no UFC 310 liderado por Pantoja em dezembro

Chris Weidman era um dos lutadores mais empolgados para competir no 'Madison Square Garden', no…

22/11/2024

Jhonata Diniz recebe 90 dias de suspensão médica após perder invencibilidade no UFC 309

Realizado no último sábado (16), o UFC 309 rendeu suspensões médicas para todos os atletas…

22/11/2024

Ngannou revela condição inusitada para lutar boxe contra Jake Paul

Na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), Jake Paul cumpriu com a sua palavra ao…

22/11/2024