UFC

Deiveson Figueiredo pode se credenciar por bicampeonato com vitória no UFC Abu Dhabi

No início de 2023, Deiveson Figueiredo decidiu abandonar a categoria dos pesos-moscas (57 kg), onde se sagrou campeão no Ultimate, e migrar para os pesos-galos (61 kg). Neste sábado (3), no UFC Abu Dhabi, o brasileiro tem a chance de comprovar que a decisão foi bastante acertada para ampliar ainda mais seu legado no MMA profissional. Afinal de contas, já na sexta colocação do ranking na nova divisão, ‘Daico’, como é conhecido, pode se credenciar para a disputa de um segundo cinturão na liga caso vença Marlon Vera em grande estilo na capital dos Emirados Árabes Unidos.

Desde que migrou para a categoria até 61 kg, Deiveson já competiu em duas oportunidades, vencendo Rob Font, em dezembro de 2023, por decisão, e Cody Garbrandt, em março de 2024, por finalização – no centenário card do UFC 300. O status de ex-campeão dos moscas aliado aos bons resultados catapultaram o brasileiro para a sexta posição do ranking da nova divisão. Diante do quarto colocado da listagem, o equatoriano ‘Chito’, Figueiredo, além de avançar ainda mais, pode receber o tão almejado ‘title shot’ na próxima rodada.

Em busca do bicampeonato, Daico quer se juntar a uma seleta lista de atletas que conseguiria se sagrar campeões em duas categorias de peso distintas no UFC. Caso obtenha êxito na meta, Deiveson se tornaria o terceiro brasileiro a atingir tal marca, ao lado de Amanda Nunes e Alex Poatan. Outros nomes lendários do MMA também engrossam a lista: Jon Jones, Henry Cejudo, Conor McGregor, Georges St-Pierre, Daniel Cormier, B.J. Benn e Randy Couture.

Concorrentes diretos lideram card

O cinturão dos galos será colocado em jogo no Noche UFC, na Esfera, quando o campeão Sean O’Malley e o desafiante Merab Dvalishvili medem forças pelo título. Mas o posto de próximo da fila pode ficar entre o vencedor de Deiveson vs Chito, mas também pode cair no colo de outro duelo do UFC Abu Dhabi: Umar Nurmagomedov e Cory Sandhagen. Invicto no MMA e primo de Khabib, o russo, número 10 do ranking, se testa contra o americano, segundo colocado da categoria. Como lidera o evento, o combate pode ser considerado o ‘plano A’ do Ultimate para definir o próximo desafiante. Sendo assim, Daico precisaria de uma grande performance que ofuscasse seus concorrentes diretos e fizesse a alta cúpula da liga mudar de ideia.

Esquadrão Brasileiro em ação

Além de Deiveson Figueiredo, o Esquadrão Brasileiro conta com outros três atletas em ação no UFC Abu Dhabi. No card preliminar, Kauê Fernandes enfrenta o ‘atleta da casa’ Mohammad Yahya. Já na porção principal do show, Elves Brener mede forças contra o espanhol Joel Alvarez, enquanto Mackenzie Dern duela contra a mexicana Lupita Godinez.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024