Siga-nos
O brasileiro é considerado um amplo azarão para o combate diante de Umar Nurmagomedov - Louis Grasse/PxImages

UFC

Deiveson Figueiredo analisa status de zebra contra primo de Khabib: “Um soco muda tudo”

A pouco mais de uma semana do UFC 324, primeiro evento da entidade em 2026, Deiveson Figueiredo desponta com status de amplo azarão para o duelo contra Umar Nurmagomedov. Mesmo sendo um ex-campeão em atividade, o brasileiro é considerado, segundo os sites especializados, a maior zebra de todo o card numerado. A projeção pessimista do grande público, entretanto, não parece abalar a moral de ‘Daico’ às vésperas de seu embate contra o primo de Khabib Nurmagomedov.

Em entrevista ao site ‘Sherdog,com’, Deiveson minimizou o status de zebra ao citar que, em uma luta de MMA profissional, tudo pode mudar completamente com um golpe bem encaixado. Confiante em suas credenciais, o ex-campeão peso-mosca (57 kg) frisou que pretende ‘quebrar a banca’ e se tornar apenas o segundo oponente a vencer o wrestler russo na modalidade.

Todo mundo sabe que ele (Umar Nurmagomedov) tem um bom jogo de grappling. Mas ele vai enfrentar um adversário diferente, um ex-campeão, e um soco meu pode mudar tudo. Neste caso, lutar contra favoritos apenas aumenta a minha motivação. Podem ter certeza que vou entregar uma grande luta. Meu objetivo é vencer por nocaute ou finalização”, projetou o veterano paraense.

Cenário se repete

Desde que migrou para os pesos-galos (61 kg), ser considerado zebra não chega a ser novidade para Figueiredo. Em sua última aparição, inclusive, mesmo competindo em seu país, no UFC Rio, o brasileiro era cotado como azarão diante do prospecto Montel Jackson. Dentro do octógono, Deiveson mostrou que as projeções estavam equivocadas e usou sua experiência para desbancar o rival americano na decisão dos juízes. Agora, no UFC 324, ‘Daico’ busca repetir a dose para, quem sabe, se aproximar de um ‘title shot’.

Momento e estilo pesam contra

Olhando de fora, é provável que os responsáveis pelas ‘odds’ nas bolsas de apostas tenham definido o amplo favoritismo do atleta russo sobre o brasileiro baseado em dois fatores principais: o momento atual vivido pelos rivais e o estilo de jogo de ambos. Dono de um cartel profissional de 19 vitórias e apenas uma derrota, Umar Nurmagomedov sofreu seu único revés na disputa pelo título dos galos, diante do então campeão Merab Dvalishvili, em janeiro do ano passado.

Outro fator que deve ter sido levado em conta para definir as ‘odds’ é o jogo sufocante do wrestler russo – comum também a outros atletas do Daguestão (RUS). Contra um lutador que usa preferencialmente o seu striking como principal arma, como é o caso de Deiveson, o grappling de Nurmagomedov pode fazer a diferença.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC