Ainda não será dessa vez que teremos mais um brasileiro disputando o cinturão peso-galo (61 kg) do Ultimate. Cotado para ser o próximo desafiante ao título da categoria, Deiveson Figueiredo foi escalado para enfrentar o ex-campeão Petr Yan no card do UFC China, previsto para acontecer no dia 23 de novembro, em Macau (CHN).
A notícia foi inicialmente divulgada pelo jornalista Léo Guimarães, do site ‘Super Lutas’, e confirmada pela equipe de reportagem da Ag Fight com fontes próximas ao evento. O duelo entre o brasileiro e o russo servirá como atração principal do evento agendado para ter como sede a região de Macau, na China.
Ex-campeão peso-mosca (57 kg), Deiveson subiu de categoria e rapidamente se consolidou como um forte postulante ao título da divisão até 61 kg do Ultimate. Com três vitórias consecutivas desde que passou a atuar nos galos, o ‘Deus da Guerra’ – como o paraense é conhecido – já ocupa a quinta colocação no ranking e chegou a ser citado por Merab Dvalishvili, novo campeão da categoria, como possível rival na sua primeira defesa de cinturão.
Por sua vez, Yan busca iniciar uma nova sequência positiva que o coloque novamente em posição de pleitear uma disputa pelo cinturão peso-galo, título este que um dia já foi seu. Depois de sofrer três derrotas seguidas, o russo, que possui raízes familiares na China, venceu o chinês Song Yadong em sua mais recente apresentação, em março deste ano, garantindo sua permanência no top 3 do ranking da categoria.
Eliminatória pelo ‘title shot’?
Devido ao histórico dos lutadores e suas respectivas posições no ranking, é bem possível que o duelo marcado para liderar o card do UFC China, no dia 23 de novembro, sirva como uma espécie de ‘eliminatória’ pelo ‘title shot’ da divisão dos galos. Neste caso, o vencedor do combate se credenciaria para uma futura disputa pelo título da categoria, que atualmente está sob posse do georgiano Merab Dvalishvili, que destronou recentemente o americano Sean O’Malley.