Após conquistar o cinturão do peso-leve (70 kg) do UFC, Charles ‘Do Bronx’ atingiu um outro nível dentro da organização e, a partir em diante, vai ser observado por grandes lutadores do esporte. O primeiro que mencionou o brasileiro foi Darren Till, atual sexto colocado no ranking do peso-médio (84 kg) do Ultimate. O inglês citou o paulista como uma de suas grandes inspirações para o decorrer de sua carreira.
Em entrevista ao podcast ‘Believe You Me’, Till relembrou toda a história de Charles no UFC até chegar ao posto mais alto. Por isso, o britânico apontou o faixa-preta de jiu-jitsu como exemplo a ser seguido para ele acreditar que também tem chance de ser campeão.
Darren Till não luta desde julho de 2020, quando foi derrotado por Robert Whittaker, em evento na ‘Ilha da Luta’. Ainda em recuperação de uma lesão na clavícula, o inglês já tem seu próximo duelo confirmado e vai encarar Derek Brunson, no dia 14 de agosto.
“Eu me inspiro em um monte de coisas e você vê o Charles Oliveira, ele só virou campeão dos leves depois de, o que, dez, 11 anos? Quantas derrotas? Quantas vitórias? Quantos contratempos? Quanto tempo sendo testado? Então isso para mim é um grande fator. Saber que tenho 28 anos, não estou no MMA há muito tempo e sinto que vou chegar no meu auge nos próximos um ou dois anos”, disse o inglês.
Ex-desafiante ao título dos meio-médios (77 kg), Till subiu de categoria em novembro de 2019 e desde então soma um triunfo, sobre Kelvin Gastelum, e um revés, para Robert Whittaker. Atualmente o britânico ocupa o sexto posto no ranking da divisão.