Brandon Moreno voltou ao caminho das vitórias de forma magistral. Após perder dois combates seguidos, o ex-campeão do peso-mosca (57 kg) do Ultimate era visto com certa desconfiança para encarar o promissor Amir Albazi. Contudo, o mexicano mostrou que não deve ser desacreditado. Neste sábado (2), na luta principal do UFC Canadá, o veterano dominou o adversário, vencendo por decisão unânime.
O castigo aplicado por Moreno foi tanto, que até fez Albazi sangrar no octógono. Com o importante triunfo, o mexicano se recuperou no UFC e não só defendeu o segundo lugar no ranking do peso-mosca, como também voltou a se aproximar de uma nova disputa pelo título da categoria, cujo campeão é Alexandre Pantoja.
“Eu só quero estar no topo novamente. Quero meu cinturão de volta. Isso é apenas um lembrete para o resto da divisão. Nunca digo nada. Sou sempre muito respeitoso com todos, mas coloque alguém aqui e serei o melhor lutador do planeta”, declarou o ex-campeão do UFC após a luta, ainda no octógono.
A luta
No primeiro round, Moreno mostrou toda sua desenvoltura na trocação. Por sua vez, Albazi aplicou um chute baixo que desestabilizou o ex-campeão do UFC. Sem se abalar, o mexicano acertou um potente soco no oponente, derrubando o mesmo. No segundo assalto, Moreno seguiu atacando o rival e levou perigo com um chute alto.
Em desvantagem em pé, Albazi derrubou o adversário, mas não o controlou no solo. Em pé, Moreno seguiu afiado, aproveitando que o oponente não encontrou a distância. Afiado em pé, o ex-campeão mostrou precisão e velocidade, incomodando o rival. No terceiro round, Albazi acertou o veterano com um cruzado. Recuperado, Moreno apostou no volume de golpes para frustrar o adversário com cruzados e chutes altos. O quarto assalto foi mais do mesmo. O mexicano não parou de atacar, frustrando Albazi.
O atleta até buscou agredir o rival, mas encontrou dificuldade para encontrá-lo no octógono. Na quinta e última parcial, a luta ficou aberta. Mas, rapidamente, Moreno voltou a controlar o combate. O mexicano evitou uma queda e abalou Albazi ao aplicar um cruzado. Confiante, o ex-campeão impediu Albazi de colocar o grappling em prática e seguiu caçando no cage. Com cruzados, cotoveladas e chutes altos, Moreno machucou o oponente.
Blanchfeld supera ex-campeã
No co-main event, também válido pelo peso-mosca, Erin Blanchfield se recuperou ao superar Rose Namajunas, ex-campeã do peso-palha (52 kg) da companhia, por decisão unânime. No primeiro round, Rose, mais rápida e técnica, pontuou na trocação. Aos poucos, Erin entrou na luta, mas teve clara dificuldade em pé. No segundo assalto, a ex-campeã voltou a mostrar superioridade na trocação. Contudo, Erin mudou de tática e levou a adversária para a grade. Atenta, Rose aproveitou a posição para derrubar a oponente.
Com a luta de volta em pé, Erin fez o que pôde para pontuar. Já a ex-campeã seguiu afiada na troca de golpes, principalmente com diretos e cruzados. No final do assalto, Erin voltou a apelar para a luta agarrada, mas não conseguiu derrubar a rival. No terceiro round, Rose seguiu assustando a adversária na trocação. Rapidamente, Erin levou a oponente para a grade e, dessa vez, a derrubou. No solo, a atleta controlou Rose, mas causou poucos danos significativos. Na quarta parcial, a luta ficou equilibrada. Mesmo em pé, Erin ganhou confiança.
De forma inteligente, a atleta levou a ex-campeã para a grade, mas não conseguiu derrubá-la. Em pé, as lutadoras seguiram trocando golpes. No quinto e último round, Rose buscou a queda, mas não teve sucesso. Por sua vez, Erin acertou uma cotovelada no rosto da adversária. Em seguida, Blanchfield derrubou Namajunas e a controlou no solo e no clinch para virar o combate.
Resultados do UFC Canadá:
Brandon Moreno venceu Amir Albazi por decisão unânime;
Erin Blanchfield venceu Rose Namajunas por decisão unânime;
Brendson Ribeiro venceu Caio Machado por decisão dividida;
Jasmine Jasudavicius finalizou Ariane Lipski no 3º round;
Dustin Stoltzfus nocauteou Marc-Andre Barriault no 1º round;
Mike Malott venceu Trevin Giles por decisão unânime;
Aiemann Zahabi venceu Pedro Munhoz por decisão unânime;
Charles Jourdain finalizou Victor Henry no 2º round;
Youssef Zalal finalizou Jack Shore no 2º round;
Alexander Romanov venceu Rodrigo ‘Zé Colmeia’ por decisão unânime;
Serhiy Sidey venceu Garrett Armfield por decisão dividida;
Cody Gibson venceu Chad Anheliger por decisão unânime;
Jamey-Lyn Horth venceu Ivana Petrovic por decisão dividida.