UFC

De olho em revanches, Gadelha mira duelos contra Joanna Jedrzejczyk e Carla Esparza

Escalada para enfrentar Yan Xiaonan no próximo sábado (7), no UFC Vegas 13, Claudia Gadelha pode se credenciar para uma disputa do cinturão da categoria peso-palha (52 kg) caso derrote a chinesa. A vitória seria a terceira seguida da brasileira e confirmaria a sua boa fase no Ultimate, o que poderia defini-la como a próxima desafiante ao título que atualmente pertence à Zhang Weili. No entanto, embora esteja focada no confronto que tem pela frente, ‘Claudinha’ não deixa de lado o nome de duas antigas oponentes: Joanna Jedrzejczyk e Carla Esparza.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, a brasileira revelou que, apesar de estar perto de conseguir um ‘title shot’, se interessa bastante pela ideia de enfrentar as duas maiores rivais de sua carreira novamente. A lutadora ainda destacou sua evolução desde os últimos confrontos contra cada uma e, de acordo com ela, a sua performance seria diferente em ambas as ocasiões.

“Evoluí muito, eu venho investindo muito na minha parte técnica, na minha carreira. Sempre fui muito profissional mas nos últimos anos eu venho tendo mais calma com as coisas, tomando decisões mais inteligentes. E eu acho que os treinadores que estão me ajudando bastante agora nessa parte de fazer tudo com mais inteligência, e acho que eu evoluí bastante tecnicamente”, destacou a atleta.

Em 2014, Gadelha era tida como uma das maiores lutadoras peso-palha da época, dona de uma carreira invicta com 12 triunfos, quando enfrentou a polonesa Joanna Jedrzejczyk e sentiu o gosto da derrota pela primeira vez, em polêmica decisão dividida dos jurados. Dois anos depois, elas compartilharam a casa do ‘The Ultimate Fighter’ e, após liderarem as suas respectivas equipes, enfrentaram-se novamente na final do programa. Na ocasião, a polonesa voltou a triunfar, dessa vez por decisão unânime dos jurados, na luta que valia o cinturão dos palhas.

“Com a Joanna, eu acho que a minha experiência seria diferente hoje em dia. A minha primeira luta com ela, eu acredito que ganhei os três rounds, foi uma luta muito polêmica mas deixa para lá, passou. A segunda luta, acredito que ganhei bem dois rounds, o terceiro foi muito parelho e ela ganhou de mim os dois últimos rounds. Então acho que a minha experiência hoje em dia, a minha maturidade, me faria lutar com mais inteligência contra a Joanna e saber usar tudo no momento certo, sem dar tudo logo de cara”, declarou Claudinha.

A brasileira enfrentou Carla Esparza em junho de 2018, no UFC 225, em duelo que terminou com vitória de Claudinha por decisão dividida dos juízes. Depois disso, a americana  voltou a viver um bom momento na franquia, com quatro vitórias em sequência, que a levaram a ultrapassar sua algoz no ranking da categoria – atualmente Esparza ocupa a terceira colocação enquanto a brasileira é a quarta colocada.

“Com a Carla Esparza eu lutei machucada, o que foi um erro bem grande na minha carreira. Machuquei o joelho dez dias antes da luta, então não consegui performar da maneira que eu deveria e que eu queria. Acredito que eu consigo fazer um jogo muito melhor contra a Esparza em uma próxima luta”, finalizou.

No UFC desde 2014, Cláudia Gadelha possui uma sólida trajetória na organização, somando 18 vitórias e quatro derrotas. Em suas últimas cinco lutas, a potiguar acumulou três triunfos e dois reveses.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024