UFC

Daniel Cormier sobre possível aposentadoria de Makhachev: “É assustador”

A possibilidade de que Islam Makhachev encerre sua carreira nos próximos compromissos dentro do octógono gerou reações imediatas no mundo do MMA, incluindo uma resposta direta e emocional de Daniel Cormier. O ex-campeão duplo do UFC e atual comentarista da organização comentou a declaração de Javier Mendez, treinador do russo, em entrevista ao ‘Submission Radio’, que afirmou que o ex-detentor do cinturão peso-leve (70 kg) pode ter apenas mais três lutas pela frente.

Durante uma publicação em seu canal no ‘Youtube’, Cormier demonstrou surpresa e preocupação com a notícia. Ele também destacou que o momento vivido pelo atleta é especial e merece ser mais valorizado pelos amantes do mundo das artes marciais mistas.

Islam só tem mais três lutas. Por quê? É assustador. Porque eu sei, conhecendo esses caras, se ele disser: ‘tenho mais três’, e mantiver isso — a única esperança agora é que alguém esteja dizendo isso por ele e que ele mesmo ainda não tenha falado. Se o Islam aparecer e disser: ‘tenho mais três lutas’, todos devemos pensar: ‘Temos que aproveitar cada segundo’. Porque é um momento especial. É um reinado especial que ele criou nos leves”, afirmou.

O plano do lutador é subir de categoria para disputar o cinturão dos meio-médios (77 kg) contra Jack Della Maddalena. A mudança, somada aos rumores de aposentadoria, levou Cormier a refletir sobre o cenário atual do esporte. Para ele, apesar da renovação constante de talentos, a saída de nomes consolidados deixará uma lacuna considerável.

Amizade

A relação entre os dois é próxima, já que treinam juntos na American Kickboxing Academy, sob o comando de Javier Mendez. Isso dá ainda mais peso às declarações do ex-lutador, que acredita que, caso a intenção do campeão seja realmente disputar apenas mais três combates, trata-se de uma decisão definitiva.

“Por que, aos trinta e poucos anos, alguém pensa em se aposentar do esporte que está dominando? Vimos Khabib fazer isso e ele nunca olhou para trás… Isso deveria nos preocupar como fãs de MMA. Ainda temos tantas lutas que queremos ver esses caras fazerem. Queremos vê-lo contra Jack Della, contra [Kamaru] Usman e contra Ilia Topuria. Esse é o tamanho da janela que temos se ele realmente se aposentar após mais três lutas. É insano“, declarou.

A possível aposentadoria precoce do atleta reacende o debate sobre a longevidade dos campeões no MMA moderno. Embora nada tenha sido oficializado até o momento, fãs e analistas já se preparam para a possível despedida de mais um grande nome no auge de sua carreira.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Matérias Recentes

Sai Ortega, entra Nolan? Renato Moicano perde rival antes do UFC 326

Ao que tudo indica, Renato Moicano terá um novo adversário no UFC 326, dia 7…

29/01/2026

Maurício Ruffy exalta período de treinos com Volkanovski na Austrália: “Me sinto em casa”

Em outubro de 2025, Maurício Ruffy contemplou a possibilidade de buscar treinos fora da equipe…

29/01/2026

Stephanie Rondinha substitui Nicolle Caliari e encara estreante Carol Foro no UFC Seattle

Agendado para o dia 28 de março, o UFC Seattle ganhou um novo duelo 100%…

29/01/2026

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026

Cantoria e mais! Clima amistoso entre Diego Lopes e Volkanovski domina coletiva do UFC 325

Na manhã desta quinta-feira (29), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a coletiva de…

29/01/2026