Recentemente, Khabib Nurmagomedov apontou Conor McGregor, Dustin Poirier e Islam Makhachev como melhores lutadores do peso-leve (70 kg) do UFC e tal posicionamento gerou discussão. Como a categoria é uma das mais acirradas do esporte devido ao alto nível de seus atletas e pela variedade de estilo dos mesmos, a lista de destaques varia muito e Daniel Cormier tem uma diferente. De acordo com o atual comentarista, um nome não pode ser ignorado.
Em entrevista ao site ‘SCMP MMA’, o ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) e pesados da organização defendeu a inclusão de Charles ‘Do Bronx’ no hall de candidatos ao título do peso-leve, uma vez que Khabib se aposentou. ‘DC’ concordou com os três nomes que o russo mencionou, mas lembrou que a atuação do brasileiro diante de Tony Ferguson foi impressionante e que o credenciou a figurar no top-5 da categoria. Vale lembrar que durante muito tempo, os cinco primeiros lugares no topo da divisão foram ocupados pelo número um, Conor McGregor, Dustin Poirier, Justin Gaethje e Tony Ferguson.
“Khabib listou três caras que poderiam, eventualmente, sucedê-lo. Ele acha que Conor, Dustin e Islam são os três primeiros na categoria e estão na corrida ou deveriam ser considerados os principais candidatos ao cinturão, mas não vamos nos esquecer de Charles Oliveira. O que ele fez com Tony Ferguson, ele é o verdadeiro negócio. Acho que você o tem que colocá-lo na disputa. Quem conhece a categoria melhor do que o cara que foi campeão nos últimos anos? Eles estão no topo da lista e vão lutar pelo título em breve. Esses caras são durões e Charles Oliveira é difícil”, declarou Cormier.
A vitória de Charles do Bronx sobre Tony Ferguson mudou o patamar do lutador no UFC. Antes, o brasileiro venceu sete lutas seguidas, sendo todas pela via rápida, mas era ignorado pela companhia e por boa parte dos fãs. Ao dominar o ex-campeão interino dos leves, em dezembro, o paulista ampliou a sequência de triunfos para oito e passou a ocupar a terceira posição no ranking da categoria.