UFC

Dana White se divide entre Poatan e Topuria em debate sobre o Lutador do Ano

Depois de realizar três defesas de título bem-sucedidas na temporada no Ultimate, Alex Pereira era apontado com unanimidade como o ‘Lutador do Ano’ de 2024. Mas no último sábado (26), durante o UFC 308, ‘Poatan’ pode ter sido apresentado a um concorrente à altura do prêmio: Ilia Topuria. A dupla de campeões brilhou no período e deixou não somente os fãs de MMA em dúvida sobre o debate, mas como também Dana White, presidente da organização. 

Durante a coletiva de imprensa após o show, em Abu Dhabi (EAU), o cartola ficou em cima do muro ao ser questionado sobre o assunto. De supetão, Dana não escolheu seu favorito, mas ressaltou que, pelos feitos da dupla, o prêmio fatalmente será concedido para Poatan ou Topuria. Curiosamente, antes do UFC 308, Max Holloway, adversário de Ilia na luta principal, opinou que seria difícil alguém superar a temporada de almanaque de Alex Pereira. Dias depois, seu mais recente algoz entrou de vez na disputa contra o brasileiro.

Sim, é uma boa pergunta. Não sei, é difícil (escolher). Eu teria que analisar mais números e estatísticas (para definir). Mas você não pode tirar isso (prêmio de Lutador do Ano) de um deles dois pelo que eles (Poatan e Topuria) fizeram esse ano. Sobre o Alex, ele estava na Austrália e de férias quando ligamos para ele. Ele junta as coisas, volta para a casa e vai direto lutar. Esse cara é simplesmente diferenciado. É como se ele não se importasse com um camp completo, não se importasse em estar lesionado, ele não liga para nada. Ele vai até lá e luta”, opinou o dirigente, ficando em cima do muro.

Comparando os feitos em 2024

Com o cinturão dos meio-pesados (93 kg) em posse na virada de 2023 para 2024, Poatan se manteve ativo nesta temporada e realizou três defesas de título bem-sucedidas no menor tempo já registrado no UFC – 175 dias – superando o antigo recorde que era de 189 dias e pertencia a Ronda Rousey. Além disso, o striker brasileiro nocauteou seus três oponentes neste período: Jamahal Hill em abril, Jiri Prochazka em junho e Khalil Rountree Jr em outubro – com todos esses combates liderando cards numerados da empresa.

Topuria, por sua vez, lutou apenas duas vezes em 2024. Entretanto, já começou o ano em grande estilo, nocauteando Alexander Volkanovski em fevereiro e se tornando o mais novo campeão dos pesos-penas (66 kg). Invicto no MMA profissional, El Matador voltou a se testar contra outra lenda da categoria em outubro e o desfecho foi o mesmo. Com um feito inédito, Ilia se tornou o primeiro oponente a conseguir nocautear Holloway na carreira, realizando, assim, sua primeira defesa de título de seu reinado. Os critérios e preferências dos fãs são subjetivos e particulares, mas Poatan e Topuria devem brigar pelo prêmio de Lutador do Ano pelo que fizeram nesta temporada.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx exalta disputa pelo título BMF contra Holloway: “Gigante para o legado”

Na noite da última sexta-feira (5), durante uma coletiva de imprensa especial com alguns dos…

07/12/2025

Adversário de Pantoja no UFC 323, Joshua Van abre as portas para revanche: “Ele merece”

No último sábado (6), na ‘T-Mobile Arena’, em Las Vegas (EUA), Joshua Van viveu o…

07/12/2025

Lesão no ombro! Dana White explica contusão de Pantoja e afasta retorno: “Não volta tão cedo”

Os fãs de Alexandre Pantoja podem ter que esperar um período considerável até vê-lo em…

07/12/2025

Alexandre Pantoja se pronuncia após sofrer grave lesão no UFC 323: “Fatalidade”

A luta entre Alexandre Pantoja e Joshua Van, que serviu de ‘co-main event’ do UFC…

07/12/2025

Fim da invencibilidade! Bia Ferreira sofre nocaute para rival turca e perde título mundial de boxe

O último sábado (6) foi um dia ruim para o Brasil nos esportes de combate.…

07/12/2025

UFC acrescenta TUF e Contender Series ao portfólio do Paramount+

A Paramount e o UFC anunciaram neste sábado (6) que, a partir de 2026, o…

07/12/2025