O sonho de Islam Makhachev de ser campeão duplo do UFC mal começou e já acabou. No último sábado (18), o russo, dono do cinturão do peso-leve (70 kg), expressou o desejo de enfrentar Leon Edwards, detentor do título dos meio-médios (77 kg) e que venceu a trilogia com Kamaru Usman, realizada em Londres (ING), mas Dana White, simplesmente, não se mostrou interessado na hipotética nova superluta entre líderes de divisão na companhia.
Em suas redes sociais, Makhachev, que defendeu o título do peso-leve do UFC pela primeira vez ao dar a chance de Alexander Volkanovski subir de categoria para tentar ser campeão duplo, visou ter a mesma oportunidade ao desafiar Edwards para um duelo, em outubro, em Abu Dhabi (EAU). Contudo, Dana frustrou o russo, reforçando Colby Covington na posição de próximo desafiante ao cinturão dos meio-médios de ‘Rocky’. Apesar da negativa, o cartola adianta que o plano da companhia é escalar o amigo de Khabib Nurmagomedov para atuar em casa em um grande combate. No entanto, White aponta que o temido Islam deve focar na própria divisão, antes de pensar em disputar uma nova superluta.
“Covington é o próximo. Vamos voltar para Abu Dhabi em outubro, mas definitivamente não será com Edwards. Possivelmente, Makhachev vai estar na luta principal. Não pensamos em nada, nem falamos com ele ainda”, declarou o cartola na coletiva de imprensa pós-evento.
Islam Makhachev, de 31 anos, se consolidou como o melhor lutador do peso-leve do UFC. Atualmente, o russo, além de ser o campeão da categoria, é o terceiro colocado no ranking peso-por-peso e possui 12 vitórias seguidas. Em sua trajetória na companhia, o atleta foi apontado por parte da comunidade do MMA como uma espécie de novo Khabib Nurmagomedov, seu amigo, por conta do estilo de luta e dominância no octógono. Seus triunfos mais importantes foram sobre Alexander Volkanovski, Arman Tsarukyan, Bobby Green, Charles ‘Do Bronx’, Dan Hooker, Davi Ramos, Drew Dober, Gleison ‘Tibau’ e Thiago Moisés.