Um dos atletas mais promissores da nova geração, Muhammad Mokaev voltou a competir no UFC 304 do último sábado (27), aumentando ainda mais sua invencibilidade no MMA profissional com a vitória sobre Manel Kape. Com apenas 23 anos de idade e um futuro pela frente, porém, ‘The Punisher’, como é conhecido, terá que continuar sua carreira como lutador em outra organização. Afinal de contas, Dana White indicou que sua mais recente aparição no octógono mais famoso do mundo também marcou sua despedida da companhia.
Durante a coletiva de imprensa pós-show, o cartola conversou com a imprensa e esclareceu a situação de Mokaev, que teria seu atual contrato expirado após o duelo com Kape. Pressionado, o inglês chegou a afirmar que a alta cúpula do UFC o pressionou a mudar seu estilo de luta para conseguir uma renovação. No entanto, o presidente da liga desmentiu tal versão, ao ponderar que problemas nos bastidores foram o fiel da balança na hora de optar pela não extensão do vínculo do wrestler britânico.
“Aconteceu tanta m*** nos bastidores com isso. Nada bom. Ele não está mais sob contrato. Acho que a PFL vai ganhar um cara ótimo, invicto. Boa sorte para ele. As coisas que aconteceram nos últimos meses, que começaram no ‘PI’ e outros casos desses surgindo, e muitas outras coisas. Esses caras não querem renovar com ele. Nós dizemos para os caras lutarem e temos feito isso por muito tempo. Pode ser que um dos ‘matchmakers’ tenha dito algo sobre ele ou coisa do tipo. Os matchmakers não são grandes fãs deles por muitos motivos diferentes, não só pelas quedas. Muitas pessoas buscam quedas nesse esporte, vários têm esse estilo. Mas é muito mais do que apenas isso”, destacou Dana, de acordo com o site ‘MMA Junkie’.
Relembre as polêmicas
O embate entre Mokaev e Kape foi recheado de rivalidade e conflitos. Meses antes do combate, os atletas brigaram no Instituto de Performance do Ultimate, em Las Vegas. Às vésperas do UFC 304, já na Inglaterra, Manel revelou que sofreu uma espécie de emboscada do rival, que desencadeou em uma confusão generalizada entre as equipes no hotel destinado aos atletas do evento. Sendo assim, o comportamento explosivo com episódios polêmicos, aliado ao estilo de luta que aparentemente não agrada tanto podem explicar a surpreendente saída do jovem do Ultimate.