Siga-nos
Dana White participa da coletiva de imprensa pós-UFC 298.
O presidente do UFC fará uma reunião nesta semana em busca de mudanças no ranking da empresa - Matt Davis/Ag Fight

UFC

Dana White critica os rankings do UFC e indica reunião para mudar critérios

Um dos temas mais debatidos dentro do UFC são os rankings. Afinal de contas, são atualizados semanalmente às terças-feiras. E apesar de não ter apresentado grandes mudanças nesta semana, o assunto voltou à tona com tudo. E não era para menos, já que Dana White utilizou suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui) para criticar abertamente o sistema vigente em sua própria organização. Além disso, o cartola indicou que tentará implementar mudanças nos critérios atuais.

A revolta do dirigente, desta vez, se deu por conta do UFC 307. Na visão de Dana, Khalil Rountree Jr, que protagonizou uma verdadeira batalha com Alex Poatan, deveria ter seu desempenho recompensado com algumas posições no ranking. Na prática, o desafiante ao cinturão dos meio-pesados (93 kg) se manteve apenas na oitava colocação da categoria, enfurecendo o cartola. Figura pública de liderança do Ultimate, White já veio a público no passado explicar a importância dos rankings para o controle e casamentos de lutas na liga. Mas ao que tudo indica, os métodos implementados atualmente não agradam em nada o presidente.

“Vamos lá. Os idiotas atacam novamente. Khalil Rountree fez aquela luta incrível contra o Pereira e os imbecis deixam ele como número 8, o mantiveram na oitava posição. Literalmente essa semana eu tenho uma reunião para tentar arrumar os rankings e tirar esses incompetentes que não sabem de nada dali. Espero conseguir resolver isso nesta semana. Tenham um ótimo dia, galera”, destacou o presidente do Ultimate, através da ferramenta stories de sua conta oficial do Instagram.

Inteligência artificial?

Após derrotar Benoit Saint Denis na luta principal do UFC Paris, Renato Moicano detonou os rankings após não ganhar uma posição sequer entre os pesos-leves (70 kg). Na oportunidade, Dana fez coro à reclamação do brasileiro e projetou que, no futuro, o uso de inteligência artificial na montagem dos top 15 poderia acabar com as polêmicas que giram em torno do assunto. Agora resta saber se é esta a mudança a curto prazo indicada pelo dirigente, ou se White busca, apenas, uma reformulação no quadro de membros da imprensa que atualmente julgam e montam as listagens de sua empresa.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC