Escalados de última hora para substituir a luta entre Charles ‘Do Bronx’ e Beneil Dariush no co-main event do UFC 288, Gilbert ‘Durinho’ e Belal Muhammad ganharam uma motivação extra para o combate que acontece neste sábado (6), em Newark (EUA). Na coletiva de imprensa pré-show desta quinta-feira, Dana White confirmou que o vencedor do duelo garantirá seu bilhete para uma futura disputa de título.
A notícia, entretanto, não muda o planejamento original do Ultimate para a próxima disputa de cinturão da divisão dos meio-médios (77 kg). Cerca de dois meses atrás, o presidente do UFC já havia confirmado Colby Covington como o próximo desafiante ao título da categoria, atualmente sob posse de Leon Edwards.
Apesar de já anunciada, a disputa entre Edwards e Covington ainda não possui data para acontecer. Questionado se isso não poderia deixar o vencedor do combate entre Durinho e Muhammad muito tempo afastado do octógono, Dana foi incisivo ao negar essa possibilidade, indicando que o anúncio oficial para a próxima disputa de título dos meio-médios deve estar próximo.
“100% (o vencedor garante um title shot)… Eles não vão ficar fora por muito tempo (esperando Leon x Colby). E, sim, o cara que vencer essa luta vai ganhar a próxima chance (de lutar pelo título). O próximo depois de Colby”, afirmou Dana White.
Histórico recente de Durinho e Belal
Quinto colocado no ranking meio-médio do UFC, Gilbert Durinho vem de duas vitórias consecutivas, ambas nesta temporada, diante de Neil Magny e Jorge Masvidal. Caso vença Belal Muhammad neste sábado, o niteroiense garantirá sua segunda oportunidade de lutar pelo título da categoria. Na primeira tentativa, o atleta da ‘Kill Cliff FC’ foi superado pelo então campeão Kamaru Usman, em fevereiro de 2021.
Por sua vez, Belal Muhammad – número 4 no ranking – conta com uma sequência invicta de respeito. O americano de ascendência palestina não sabe o que é perder desde janeiro de 2019, quando foi derrotado por Geoff Neal. Desde então, foram oito vitórias e um ‘no contest’ (sem resultado), justamente em combate contra Leon Edwards, atual campeão da divisão até 77 kg do UFC. Em caso de novo triunfo, ‘Remember the Name’ garantirá seu primeiro ‘title shot’ na liga.