Siga-nos
Ilia Topuria e Dana White se cumprimentam antes da coletiva do UFC 317
O cartola afirmou que o próximo passo de Topuria é encarar quem vencer a luta principal do UFC 325 - Alejandro Salazar/PxImages

UFC

Dana White confirma que Topuria unifica títulos contra vencedor de Gaethje vs Pimblett

Na tarde da última quinta-feira (27), Ilia Topuria surpreendeu a todos ao afirmar que não lutaria no primeiro trimestre de 2026 por conta de “problemas pessoais”. Horas depois, veio o anúncio oficial que Justin Gaethje e Paddy Pimblett se enfrentarão pelo cinturão interino dos pesos-leves (70 kg). E, ao que tudo indica, essas duas atualizações serão conectadas no futuro. Ao menos é isso que indica Dana White, que confirmou que o vencedor da luta principal do UFC 324 unificará os títulos da categoria contra ‘El Matador’.

Durante a ‘live’ em suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), o presidente do UFC contextualizou a situação da categoria e frisou que, quando voltar da pausa na carreira, Topuria medirá forças contra quem vencer entre Gaethje e Pimblett. O americano e o inglês duelam no dia 24 de janeiro, em Las Vegas (EUA), no card que estreia o novo acordo de transmissão do UFC junto à plataforma de streaming ‘Paramount+’.

Quem acabou ficando de fora da equação pelo título foi Arman Tsarukyan. Atual número 1 do ranking dos leves e vindo de grande triunfo no UFC Catar, no último sábado (22), o armênio era cotado como o próximo desafiante natural ao reinado de Topuria. Mas agora, com Pimblett e Gaethje escalados para disputarem o título interino e o vencedor ‘reservado’ para unificar os cinturões, o caminho de Tsarukyan até uma eventual luta pelo posto de campeão ficou bastante nebuloso e incerto.

“Obviamente vocês acabaram de ver que Gaethje vs Paddy Pimblett será pelo título interino. Hoje mais cedo, Topuria postou: ‘Estou lidando com problemas pessoais e não vou lutar no primeiro trimestre’. Então o vencedor de Gaethje vs Paddy será o detentor do título interino e depois enfrentará o Topuria”, destacou o presidente do Ultimate.

Cenário óbvio? Nem tanto

O dono do cinturão interino enfrentar o campeão linear pode parecer o cenário óbvio e natural de uma categoria. Entretanto, um exemplo recente comprovou que toda regra tem sua exceção. Enquanto detinha somente o título interino dos pesos-pesados, Tom Aspinall foi obrigado a defender seu posto por conta de uma novela sem fim com o então dono do cinturão linear Jon Jones. Como a unificação não saía do papel, o inglês foi obrigado a competir contra Curtis Blaydes enquanto aguardava um desfecho positivo com ‘Bones’.

Outro cenário que poderia ‘melar’ a unificação de título entre Topuria e o vencedor de Gaethje vs Pimblett seria uma eventual abdicação do posto de campeão do georgiano. Ex-campeão peso-pena (66 kg) e atual soberano nos leves, ‘El Matador’ já deixou claro seu desejo de subir para os meio-médios (77 kg) de olho em um tricampeonato e, de quebra, uma superluta contra Islam Makhachev. Agora resta saber quais serão os próximos capítulos desta história.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC