Durante a pesagem oficial do UFC 286, Colby Covington surpreendeu ao surgir para se pesar na balança na posição de reserva da luta principal do show, que colocou frente a frente Kamaru Usman e Leon Edwards pela terceira vez. Os rumores de que a presença do americano em Londres (ING) indicariam que o falastrão seria o próximo desafiante ao cinturão dos meio-médios (77 kg) foram confirmados por Dana White, presidente da empresa.
Ao longo da coletiva de imprensa realizada após o evento, o cartola garantiu que ‘Chaos’ será o próximo adversário de Leon, atual campeão. Apesar de não definir um período para que o duelo ocorra, Dana destacou que nem mesmo Jorge Masvidal – que detém uma rivalidade forte com Edwards – poderia ‘furar a fila’ de Colby, caso ‘Gamebred’ vença Gilbert Durinho em abril.
“Não sei quando faremos isso, mas essa é a luta que faz sentido. O Colby veio até aqui, bateu o peso e fez de tudo para estar aqui nessa luta. Ele merece a luta. Sem mencionar que ele é o segundo ou terceiro melhor do mundo. O Colby será o próximo, independentemente do que aconteça (com Masvidal vs Durinho)”, afirmou White.
A última apresentação do Covington foi em março de 2022, quando derrotou Masvidal por decisão unânime dos juízes. Após o duelo, Chaos foi alvo de um ataque do rival nas ruas de Miami (EUA). O caso, à época, foi levado à polícia local e resultou em múltiplas lesões sofridas pelo wrestler americano.