Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

UFC

Dana White classifica como “bobagem” interesse de Usman e Ngannou no boxe

Ao que parece, Dana White não está muito inclinado a aceitar novamente que seus lutadores subam no ringue para se testar contra grandes estrelas do boxe. O presidente do UFC – que, em 2017, liberou o principal astro de sua organização, o irlandês Conor McGregor, para competir em uma superluta contra a lenda Floyd Mayweather – se mostra irritado com o crescente burburinho em torno do interesse de dois atuais campeões do Ultimate em atuarem na nobre arte.

Atual campeão meio-médio (77 kg) e primeiro colocado no ranking peso-por-peso do UFC, Kamaru Usman já expressou publicamente seu desejo de medir forças no ringue contra o pugilista mexicano Saul ‘Canelo’ Alvarez, multicampeão mundial e considerado por muitos como a grande estrela da nobre arte na atualidade. Inicialmente o mexicano não parecia compartilhar do mesmo interesse, mas, nos últimos tempos, o próprio lutador e os promotores responsáveis pela sua carreira mudaram o tom e já cogitam o hipotético duelo.

Mas, em entrevista à ‘ESPN’ americana, o mandatário do UFC deixou claro que, no que depender dele, este confronto não sairá do campo da imaginação. Na visão do dirigente, as experiências anteriores de lutadores de MMA se testando no boxe contra rivais de alto nível, e vice-versa, já mostrou que a vantagem esportiva ficará sempre com o atleta que competir em sua modalidade de origem. Além disso, no aspecto financeiro, Dana também não parece se empolgar com a possibilidade de uma superluta entre Usman e Canelo repetir o sucesso alcançado por Conor McGregor e Floyd Mayweather em 2017.

“Eu odeio a luta com Canelo (Alvarez). Quer dizer, eu nem preciso explicar isso para as pessoas. Todo mundo sabe. Fala sério. Isso é uma bobagem. Você não pode olhar para cada uma dessas lutas como se fosse a luta de Conor e Mayweather. Não vai ser como a luta de Conor e Mayweather. Você promove uma luta desse tipo e não vende do jeito que esperava, acredite em mim, eu não estou interessado nisso. Não é o que eu faço”, afirmou Dana White, antes de completar.

“Nós vimos isso. Nós sabemos o que acontece se um boxeador vem para o UFC, e nós sabemos o que acontece quando lutadores do UFC vão para o boxe. Especialmente quando você está falando sobre Canelo, que é um dos melhores do mundo, um dos melhores de todos os tempos. Mayweather, um dos melhores de todos os tempos. É uma bobagem”, disparou o dirigente.

Outro nome importante do UFC que cogita há algum tempo testar suas habilidades na nobre arte é Francis Ngannou, campeão peso-pesado do evento. Ao que tudo indica, há inclusive um interesse mútuo entre o camaronês e o pugilista inglês Tyson Fury, campeão mundial pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC) e pela ‘The Ring’, por um confronto. Em entrevista à ‘Sky Sports’, Dana White também negou ter interesse na disputa.

“Eles falam sobre Tyson Fury e Francis (Ngannou) também. O que você acha que vai acontecer nessas lutas? Esses caras são os melhores do mundo no boxe”, declarou o presidente do UFC.

Em 2017, o então campeão peso-leve (70 kg) do UFC Conor McGregor enfrentou o multicampeão mundial Floyd Mayweather, considerado por muitos como o melhor boxeador de todos os tempos, em uma superluta realizada em Las Vegas (EUA). Apesar de superar as expectativas com sua atuação diante de uma lenda da nobre arte, o irlandês acabou superado por nocaute técnico no 10º round da peleja, programada previamente para 12 assaltos.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC