Siga-nos
Luvas de Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano, no octógono após aposentadoria.
O tema da volta das luvas antigas se tornou um dos mais discutidos antes do UFC 309 - Nicholas Damien Goh/ Ag Fight

UFC

Dana White anuncia volta definitiva das luvas antigas a partir do UFC 309

Durou pouco a experiência com as novas luvas lançadas pelo Ultimate em junho deste ano. Cinco meses depois do implementação do equipamento de proteção para as mãos dos lutadores, a organização presidida por Dana White decidiu voltar atrás e promover o retorno das antigas luvas para o card do UFC 309, que acontece neste sábado (16), em Nova York (EUA). E, aparentemente, a mudança será em caráter definitivo.

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play

Na coletiva de imprensa pré-UFC 309, realizada na quinta-feira (14), Dana White admitiu que o teste com as novas luvas nestes meses de uso se provou malsucedido, gerando muitas reclamações por parte dos atletas. Sendo assim, de acordo com o presidente do Ultimate, o material de proteção utilizado nas mãos pelos lutadores da liga anteriormente voltará à cena a partir de agora, enquanto a novidade introduzida em junho deste ano será ‘aposentada’ de uma vez por todas.

“Houve muitas reclamações. Nós, originalmente, criamos essas luvas para impedir as dedadas no olho e tivemos boas intenções com elas. Elas não funcionaram. As pessoas não estavam felizes com elas. Então, na verdade, eu tomei a decisão. Liguei para o nosso diretor de operações Lawrence (Epstein) e disse: ‘Vou trocar as luvas, eu quero as luvas antigas de volta’. As novas luvas agora são as luvas antigas“, explicou Dana White.

Volta dos nocautes?

Além da aparente insatisfação por parte de alguns atletas, outro fator apontado como possível razão por trás da volta das luvas antigas do UFC foi a diminuição no percentual de nocautes vista na organização depois que o novo equipamento passou a entrar em uso. Apesar da correlação entre as novas luvas e o menor número de nocautes ter sido descartada por Dana White em um primeiro momento, a mudança – agora oficialmente definitiva – mostra que a alta cúpula do Ultimate deu o braço a torcer e reconheceu a falha na confecção do novo material de proteção das mãos dos lutadores.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC