UFC

Dana se rende a Charles ‘Do Bronx’ e minimiza perda de cinturão: “Ele é o cara”

Após a brilhante vitória de Charles ‘Do Bronx’ sobre Justin Gaethje, no main event do UFC 274, realizado no último sábado (7), Dana White optou por minimizar a polêmica falha na balança do brasileiro na pesagem oficial do evento, que o levou a perder o cinturão peso-leve (70 kg) da organização, e se rendeu ao grande momento vivido pelo atleta da ‘Chute Boxe Diego Lima’ dentro do octógono, onde chegou ao 11º triunfo consecutivo.

De fato, o presidente do UFC tende a ser bastante crítico em situações como essas, mas neste caso – até mesmo por toda a controvérsia envolvendo a falha do brasileiro na balança – adotou um discurso mais brando na coletiva de imprensa pós-show. Apesar dos elogios a ‘Do Bronx’ e de, basicamente, tratá-lo como o legítimo campeão, Dana deixou claro que não pretende abrir uma exceção à regra e que o cinturão peso-leve encontra-se realmente sem dono no momento.

“Foi o que eu esperava, o que você esperava e o que todo mundo esperava. Dois caras maus indo para cima um do outro. Oliveira provou essa noite que ele é o melhor. Ele realmente é (o melhor). (…) Ele é o cara. Ele não bateu o peso, nós temos regras. Ele não bateu o peso e o cinturão está vago. Mas eu tenho certeza que, na mente da mídia e dos fãs, Oliveira é o campeão. Mas, tecnicamente, ele é o desafiante número um agora. Ele é o cara”, declarou Dana White.

Na pesagem oficial do UFC 274, realizada na sexta-feira (6), Charles ‘Do Bronx’ não conseguiu bater o peso exigido pela categoria dos leves em disputa de título, ficando cerca de 220 gramas acima do limite. Com isso, o brasileiro se tornou o primeiro campeão do Ultimate a ser destituído por falhar na balança.

Porém, relatos de sua equipe e de outros profissionais envolvidos no evento revelaram que houve um problema na balança disponibilizada pela organização para os lutadores aferirem suas marcas no hotel em que estavam hospedados, o que teria influenciado negativamente no corte de peso do então campeão peso-leve. Mesmo abalado pela situação, ‘Do Bronx’ conseguiu se recompor a tempo para, no sábado, subir no octógono do UFC 274 e vencer Justin Gaethje por finalização, garantindo uma vaga na próxima disputa de título da categoria, na qual tentará recuperar sua cinta.

Matérias Recentes

Zé Colmeia e algoz são retirados do top 15 peso-pesado; ex-campeão é excluído do ranking

O duelo entre os pesos-pesados Alexander Romanov e Rodrigo Zé Colmeia, vencido pelo primeiro, no…

05/11/2024

Robocop alerta rivais e manda recado para campeão Du Plessis: “Vou pegar o que é meu”

Gregory Rodrigues vive seu melhor momento no UFC. Em julho, na Inglaterra, o brasileiro emplacou…

05/11/2024

Treinador coloca Chimaev no mesmo patamar que Khabib e Makhachev

Desde sua estreia no UFC, Khamzat Chimaev desponta como uma das grandes apostas de futura…

05/11/2024

Brandon Moreno abre as portas para nova luta antes de title shot no UFC

Depois de sofrer duas derrotas consecutivas e tirar um breve período sabático, Brandon Moreno voltou…

05/11/2024

Poatan revela que machucou as mãos ao golpear Khalil durante o UFC 307: “Dói até hoje”

No início de outubro, na luta principal do UFC 307, em Utah (EUA), Alex Pereira…

05/11/2024

Marcus Buchecha deixa futuro em aberto às vésperas de última luta do contrato com o ONE

Multicampeão mundial de jiu-jitsu e um dos maiores competidores que os tatames já viram, Marcus…

04/11/2024