UFC

Dana planeja lançar novo sistema de ranking no UFC em parceria com a META em 2025

Não é segredo que o atual modelo dos rankings do UFC, assim como seus critérios, não agradam nem um pouco a Dana White. Crítico ferrenho e recorrente, o cartola parece ter encontrado uma possível solução para o problema. Nesta quarta-feira (2), o presidente do Ultimate utilizou suas redes sociais para, dentre outras coisas, revelar que um novo sistema de classificação será implementado ainda em 2025 na empresa, em parceria com a META – conglomerado de tecnologia e mídia social fundado por Mark Zuckerberg.

A novidade foi anunciada durante um pronunciamento em que Dana oficializou uma parceria entre o UFC e a META (veja abaixo ou clique aqui). O objetivo primário é ter acesso à tecnologia de ponta da empresa de Zuckerberg para aumentar e diversificar o engajamento e experiências dos fãs do UFC. Além do enfoque nos torcedores apaixonados pelos esportes de combate, a associação entre as duas marcas, ao que tudo indica, também tende a implementar um novo modelo de ranking ainda nesta temporada.

“E aí, pessoal. O UFC e a META acabaram de assinar uma parceria incrível de longo prazo. A META agora irá se tornar a primeira parceira oficial de ‘Tecnologia dos Fãs’ do UFC. Essa é uma ótima notícia para os fãs do UFC, porque significa que a META irá utilizar todos seus aplicativos e tecnologias insanas para criar conteúdos e experiências incríveis para os fãs do UFC. Já começamos a trabalhar com a META para criar um novo sistema de ranking para os lutadores que irá estrear no final deste ano, graças a Deus. Também usaremos os óculos com tecnologia de IA da Meta para gravar conteúdos do UFC. Faremos coisas que deixarão os fãs impressionados. Os próximos anos representarão uma ‘virada de jogo’ absoluta”, contou Dana.

Inteligência artificial?

Atualmente, quem define as atualizações semanais dos rankings do UFC é o quadro de membros da imprensa. Para alguns fãs, uma reformulação nos jornalistas designados já acarretaria em uma melhora significativa. Para Dana White, porém, atrelar os critérios a indivíduos pode, além de gerar polêmicas, induzir certa parcialidade em determinados casos. Sendo assim, o dirigente admitiu que o uso de Inteligência Artificial (IA) poderia ser a solução ideal.

No fim de 2024, o presidente do UFC se reuniu presencialmente com Zuckerberg e consultou o bilionário americano sobre a possibilidade de implementar a ‘IA’ no ranking de sua empresa. Agora resta saber se a futura mudança de sistema anunciada por Dana está realmente atrelada ao uso desta tecnologia ou se o novo modelo será baseado em outra ferramenta não debatida publicamente até então.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025

Favorito do campeão, Kamaru Usman destaca Carlos Prates na briga por disputa de título

A categoria dos meio-médios (77 kg) do UFC tem sido uma das mais badaladas dos…

04/12/2025

UFC 323: Após hiato, Maycee Barber reforça foco no caminho até o cinturão

Depois de um período de quase dois anos afastada dos octógonos, Maycee Barber volta a…

04/12/2025