Campeão dos meio-pesados (93 kg) e uma das principais estrelas do UFC na atualidade, Alex Poatan pode alcançar um feito inédito no principal evento de MMA do planeta caso suba e conquiste o cinturão dos pesos-pesados, que seria o seu terceiro em categorias diferentes. Mas, apesar do prestígio em alta na organização, o striker paulista não parece contar com o apoio total de Dana White neste assunto.
Depois de ‘salvar’ o card do UFC 303, no último sábado (29), ao aceitar de última hora colocar seu cinturão em jogo contra Jiri Prochazka e defendê-lo com sucesso novamente, o brasileiro abriu as portas mais uma vez para uma possível aventura na divisão de cima. Mas, na coletiva de imprensa pós-show, o presidente do Ultimate se mostrou reticente sobre a mudança da categoria de Poatan.
“Não é que eu não esteja interessado. O cara era um peso-médio e depois subiu para o meio-pesado. Ele teve algumas lutas ali e defendeu seu título, mas não é que esse cara está na divisão há dois anos e passou por cima de todo mundo nessa divisão, e está tipo: ‘E aí, qual a próximo? Pelo menos deixe ele subir para o peso-pesado’. (…) É um outro nível subir para o peso-pesado. Mesmo tão grande quanto Jon Jones é, tão bom quanto Jon Jones é, quando Jon Jones estava subindo para o peso-pesado nós estávamos tipo: ‘Isso vai ser interessante’. Não foi”, analisou Dana White.
Duelo com Jon Jones?
Citado por Dana White, Jon Jones também era campeão dos meio-pesados e subiu para os pesados, onde é o atual detentor do cinturão da categoria. Caso a aventura de Alex Poatan – que já também já foi soberano nos médios (84 kg) – no peso-pesado se concretize, há grandes chances do brasileiro e o americano se enfrentarem no octógono.