Desafiante ao cinturão peso-palha (52 kg) do Ultimate, Amanda Lemos até que tentou, mas a campeã Zhang Weili dominou grande parte das ações durante os 25 minutos de combate no ‘co-main event’ do UFC 292, no último sábado (19), e defendeu com sucesso seu título. O desempenho de ambas atletas, apesar do desequilíbrio técnico na disputa, chamou a atenção do presidente da organização.
Na coletiva de imprensa pós-show, Dana White reconheceu a garra da brasileira, mas se mostrou ainda mais impressionado com o ‘atropelo’ imposto por Zhang Weili. Para o dirigente, mesmo sem a vitória pela via rápida, a chinesa provou que é hoje a grande figura da divisão dos palhas do UFC.
“Foi completamente dominante. Lemos é muito dura e bate como um homem – quando ela lança um soco eles têm más intenções. Ela acertou Weili um par de vezes e Weili absorveu eles. Weili Zhang é uma fera. As pontuações foram insanas e a trocação diferenciada. Você não consegue vencer de forma mais dominante do que essa, exceto por uma finalização (ou nocaute)”, exaltou Dana.
Domínio refletido em números
A superioridade demonstrada por Zhang Weili sobre Amanda Lemos no UFC 292 foi refletida também nas estatísticas da disputa. Ao final do confronto, dois novos recordes no Ultimate foram adicionados ao currículo da campeã: o de mais golpes desferidos em uma luta entre mulheres e o de maior diferença de golpes conectados em um duelo do MMA feminino na liga, já que além de acertar muito a rival, a chinesa foi pouco tocada pela paraense durante os 25 minutos de combate.