Siga-nos
Dana White é o líder do UFC e uma das principais personalidades do MMA
Dana White é o presidente do UFC - Alejandro Salazar/PxImages

UFC

Dana coloca água no chope de Poatan e crava Aspinall como próximo rival de Jones ou Miocic

O futuro da divisão dos pesos-pesados do Ultimate se tornou um dos assuntos mais quentes da comunidade do MMA nos últimos dias. Isso porque, antes mesmo de subir no octógono do UFC 309, neste sábado (16), para defender o cinturão linear da categoria contra Stipe Miocic, Jon Jones já deixou claro que – caso não se aposente – tem preferência por uma superluta contra Alex Poatan em detrimento da unificação de título da divisão contra o campeão interino Tom Aspinall. Porém, ao que tudo indica, Dana White tem outros planos e não está aberto à negociação.

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play

Ao ser questionado sobre o futuro do peso-pesado na sua liga, durante a coletiva de imprensa pré-UFC 309, na quinta-feira (14), o presidente do Ultimate foi curto e grosso ao responder, afirmando com todas as letras que o vencedor da disputa entre ‘Bones’ e Miocic terá que unificar o título da categoria contra Tom Aspinall na sequência, caso queira continuar a lutar. Com isso, Dana ‘coloca água no chope’ de dois dos seus atletas mais populares na atualidade, Jon Jones e Alex Poatan, que pareciam interessados em se enfrentarem no octógono mais famoso do mundo.

O vencedor (de Jones vs Miocic) deve, com certeza, enfrentar Tom (Aspinall)“, cravou Dana.

Irredutível

A postura do dirigente máximo do UFC sobre esse tema parece realmente ser irredutível. Em outro compromisso com a imprensa, desta vez em uma entrevista para o ‘The Jim Rome Show’, Dana White manteve a mesma resposta, mas elaborou sua justificativa de forma mais detalhada, explicando os motivos que o fazem acreditar que uma possível superluta entre Jon Jones e Alex ‘Poatan’ Pereira não deveria sair do campo da imaginação.

“Jon vai fazer o que ele faz no sábado. Se ele vencer, ele vai desaparecer por um tempo, o espírito competitivo vai aflorar novamente, aí o dinheiro vai falar mais alto. Se ele não decidir se aposentar, ele, com certeza, decididamente, vai lutar com Aspinall. Ele não vai enfrentar (Alex) Pereira. (Poatan) era um peso-médio que subiu para o meio-pesado. Ele também é um kickboxer que tem ido muito bem no MMA. O wrestling dele não está sequer perto do nível de Jon Jones. E Jon Jones é muito maior que ele. Se Jon Jones quer lutar novamente depois de sábado à noite, ele vai enfrentar Tom Aspinall“, decretou o presidente do UFC.

Campeão interino dos pesados, Tom Aspinall conquistou este título em um combate que substituiu a disputa entre Jones e Miocic, que estava programada para acontecer no UFC 295, em novembro do ano passado, mas acabou cancelada por conta de uma lesão sofrida pelo primeiro. Na ocasião, o inglês superou o russo Sergei Pavlovich e conquistou o cinturão provisório da divisão.

Desde então, Aspinall tenta garantir o direito de unificar seu título contra o dono do cinturão linear, Jones – sem sucesso. Inicialmente porque a organização optou por remarcar o duelo entre ‘Bones’ e Miocic para o UFC 309, neste sábado, e depois pelo desinteresse do campeão linear de, em caso de sucesso na defesa de cinta, enfrentá-lo no futuro.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC