Ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) e do peso-pesado do UFC, Daniel Cormier tem se dedicado – desde antes de sua aposentadoria, em agosto do ano passado – à função de comentarista, atuando em diversos eventos promovidos pela organização. Porém, apesar de ter o respeito de boa parte da comunidade do MMA por seus conhecimentos sobre a modalidade, o veterano não está imune às críticas na nova etapa de sua carreira.
E a principal reclamação feita pelos detratores de Cormier é a suposta falta de imparcialidade com a qual o ex-campeão comenta as lutas nas quais estão envolvidos seus amigos e companheiros de equipe, como foi o caso de Islam Makhachev no último sábado (30), pelo card do UFC 267. Na ocasião, ‘DC’ foi bastante criticado pela análise feita por ele antes, durante e depois da vitória do atleta russo sobre Dan Hooker, classificada como tendenciosa por parte dos críticos.
Em participação no ‘Debate DC’, no canal do ‘Youtube’ ‘Vover’, Cormier se defendeu das acusações e as classificou como absurdas. O ex-campeão do UFC ainda ressaltou que consegue separar as relações pessoais com seus companheiros de time na ‘American Kickboxing Academy’ com seu trabalho como comentarista e, inclusive, destacou seu esforço para reconhecer o talento e os méritos dos adversários de seus colegas durante as transmissões dos eventos.
“Como eu poderia ser parcial para Islam (Makhachev)? O que eu poderia ter dito de positivo sobre Dan Hooker naquela luta? Não existe parcialidade quando uma luta é claramente favorável a um lado. É aí que isso se torna demais para mim e quando você começa a entender e perceber por que as pessoas de fora, suas opiniões, não importam tanto porque elas fazem esse tipo de alegações”, ponderou ‘DC’, de acordo com a transcrição do site ‘MMA Fighting’, antes de completar.
“Eu não ligo de falar sobre essa coisa de ser tendencioso. Eu acho que é um absurdo. Eu não concordo. Acho que é absurdo e se você me perguntar se eu sou parcial sobre Islam Makhachev ou Khabib Nurmagomedov – galera, eu já comentei lutas do Khabib, Luke Rockhold, Deron Winn, Islam Makhachev, eu comentei suas lutas e sinto que fiz justiça aos oponentes deles. Eu faço de tudo para ter certeza que faço justiça aos oponentes deles. Sou um profissional e, por mais que eu ame meus companheiros de time, eu entendo a diferença para me separar disso. Veja bem, se você não está sendo criticado, você não está fazendo um bom trabalho”, finalizou.
Vale lembrar que as alegações de supostos comentários tendenciosos de Cormier em favor de seus companheiros de equipe não começaram recentemente. Desde que o ex-campeão passou a se aventurar na nova profissão, boa parte da comunidade das lutas critica sua atuação em combates envolvendo seus amigos, como era no caso das disputas protagonizadas por Khabib Nurmagomedov, outro parceiro de treinos do veterano na ‘AKA’.