Siga-nos

UFC

Cormier reage ao discurso de Dana e se mostra descrente sobre volta de Khabib

Ao colocar as luvas no centro do octógono e anunciar sua aposentadoria, logo após derrotar Justin Gaethje na luta principal do UFC 254, Khabib Nurmagomedov pegou grande parte da comunidade das lutas de surpresa. Por estar no auge de sua carreira, com um cartel irretocável de 29 vitórias e nenhuma derrota, rapidamente surgiram especulações sobre se o russo de fato se manteria fora dos octógonos. Embora Dana White, presidente do UFC, se mantenha otimista no retorno do campeão dos pesos-leves (70 kg) do Ultimate, Daniel Comier, amigo e companheiro de equipe de Khabib não parece ter tanta certeza.

Recentemente, o russo se mostrou satisfeito com suas conquistas e defendeu sua decisão de deixar o esporte pois, de acordo com ele, sua “missão estava cumprida”. No entanto, o dirigente do Ultimate não parece convencido de que o campeão dos pesos-leves conseguirá se manter afastado dos octógonos, afirmando que ele retornará para conseguir sua trigésima vitória. Falando em seu programa, ‘DC & Helwani’, Daniel Cormier disse que Dana White está fazendo o seu papel como promotor, esperando que Khabib mude de ideia, mas ressaltou que não acredita em uma mudança na decisão do companheiro de equipe.

“A única coisa que disse a Khabib foi: ‘Irmão, você tem a aposentadoria mais curta da história. Você se aposentou por três dias!’. Não falamos muito sobre isso. Mas sabe de uma coisa, acho que se você é Dana White e o UFC, você tem esperança de que seja isso o que Khabib quer fazer. Mas como eu disse na semana passada, se Khabib Nurmagomedov dá sua palavra, geralmente é um fato. Agora, eu ficaria surpreso com o impacto econômico de uma luta que ele poderia fazer para trazê-lo de volta? Não, e eu não o julgaria por isso se ele voltasse. Ele tem 32 anos, pelo amor de Deus, e ainda pode derrotar todo mundo. Mas há coisas que se ele diz que é a sua palavra, eu acredito”, destacou Cormier.

Khabib tem um histórico de enfrentar campeões interinos, tendo-o feito contra Dustin Poirier e Justin Gaethje, em suas duas últimas defesas de título. Segundo Cormier, a melhor chance de fazer o atleta retornar de sua aposentadoria seria proporcionando essa disputa pela terceira vez, caso McGregor ganhasse o título provisório. O irlandês e o russo possuem uma rivalidade de longa data, que teve seu ápice na briga generalizada ainda no palco do UFC 229, após o confronto entre eles em outubro de 2018, quando Khabib conquistou o título de campeão dos pesos-leves do Ultimate. Vale lembrar que McGregor enfrentará Dustin Poirier em janeiro de 2021, em disputa que muitos especulam como sendo válida pelo título interino, o que poderia fazer a hipótese de ‘DC’ ficar mais perto de se concretizar. 

“Você tem tempo em relação a Khabib Nurmagomedov e se a situação for difícil e ele precisar de mais tempo, crie outro título provisório e ele simplesmente vence o campeão interino. Isso é exatamente o que aconteceu nas últimas vezes. Você poderia imaginar se McGregor ficasse com o campeonato interino e você chegasse a Khabib e dissesse: ‘Ei, outubro, Abu Dhabi, você e McGregor de novo, muito dinheiro’? Porque você é Khabib, você foi embora e poderia dizer: ‘Eu quero mais’. E há uma boa chance de você provavelmente conseguir mais porque isso é um home run. É um home run, você e McGregor”, declarou o ex-campeão de duas categorias do UFC.

Após o anúncio da aposentadoria de Khabib, não demorou para que se iniciasse uma disputa entre os atletas da divisão por uma chance de disputar o cinturão dos pesos-leves, que ficaria vago com a sua saída. Porém, Dana White fez questão de deixar claro que não há nenhum título vago e nem uma disputa por título interino até que o russo tenha mais tempo para pensar melhor sobre sua decisão. Para Cormier, a fala do cartola faz sentido, uma vez que, dado o potencial financeiro que um retorno de Khabib traria, não há razão para se apressar em deixar de ser o campeão dos leves.

“Isso é inteligente. Acho isso inteligente e mostra o valor que Khabib tem… Henry Cejudo disse que se aposentou e na mesma noite anunciaram que Petr Yan lutaria com alguém pelo título. Você não faz isso com Khabib Nurmagomedov. Você senta e espera. Como Dana disse, ele estava muito emocionado. Você podia ver, saiu tudo de dentro dele. Então você senta e espera que a postura mude e você consiga aquela trigésima luta”, finalizou.

Mais em UFC