Nada como lutas em sequência para mudar certos posicionamentos no MMA. Recentemente, após a realização do UFC 267, evento que aconteceu em outubro em Abu Dhabi (EAU), Daniel Cormier vibrou com a vitória de Islam Makhachev sobre Dan Hooker e cravou que o amigo deveria disputar o título do peso-leve (70 kg) da organização. Contudo, a edição de número 268, do último sábado (8), em Nova York (EUA), alterou a percepção do ex-lutador e atual comentarista.
Na atração, Justin Gaethje levou a melhor diante de Michael Chandler após travar 15 minutos de uma verdadeira batalha no octógono. O duelo em questão ganhou o bônus de ‘luta da noite’ e impressionou a comunidade do MMA pela entrega, intensidade e violência que os atletas proporcionaram. Tanto que, em seu canal oficial no ‘YouTube’, Cormier voltou atrás e apontou que ‘The Highlight’ ultrapassou Makhachev na corrida para ser o próximo desafiante ao título do peso-leve do UFC.
A curiosidade é que, ao tomar conhecimento da posição de Cormier favorável ao russo antes de sua luta, Gaethje criticou o veterano e pediu para o mesmo ser imparcial em suas análises. Irritado por considerar que foi ignorado pelo UFC da disputa pelo título do peso-leve, ‘The Highlight’ já avisou que, se for esnobado de novo pela organização, e, consequentemente, não encarar o campeão da categoria, irá se rebelar de vez. Apesar da ameaça, ‘DC’ garantiu que não foi isso que lhe fez mudar de ideia sobre o possível adversário de Charles ‘Do Bronx’ ou Dustin Poirier.
“Chandler começou lançando tudo com 100% de poder, mas Gaethje estava na luta, respondendo e fazendo suas coisas. Aquilo tudo que houve com Gaethje, no fim de semana passado, eu disse o que sentia e ele se ofendeu, mas, durante toda a semana, nem um segundo Gaethje ficou com raiva de mim, chateado ou se dirigiu a mim com raiva. Ele falou naquele momento e quer saber?”, declarou Cormier, antes de completar.
“Ele foi lá e fez o que tinha de fazer para garantir a chance de disputar o título, porque lutou contra Chandler e venceu um Chandler muito treinado e bem preparado. Tiro meu chapéu para Gaethje, e acredito que ele será o próximo a lutar pelo cinturão. Makhachev terá que lutar novamente e tudo bem, porque acredito que ele será capaz de lidar com quase todos os desafios à sua frente. Você tem que fazer isso, certo? Se você será o campeão, tem que fazer isso”, concluiu.
A disputa entre Islam Makhachev e Justin Gaethje pelo posto de desafiante número um do peso-leve do UFC está acirrada. De um lado, o russo possui uma sequência de nove triunfos e tem a amizade com Daniel Cormier e Khabib Nurmagoedov como trunfo, enquanto o americano está de volta ao caminho das vitórias, é popular e participa de lutas de maior importância com certa frequência. Não à toa, ‘The Highlight’ foi dono do cinturão interino da categoria e encarou o campeão linear uma vez.